Kotscho: Eleitor não vai votar no Nunes por paixão, mas por eliminação
O eleitor que votar em Ricardo Nunes (MDB) não vai votar com paixão, mas por eliminação, afirmou o comentarista e colunista do UOL Ricardo Kotscho durante participação no UOL News 2ª Edição desta quinta-feira (24). Guilherme Boulos (PSOL), adversário do atual prefeito de São Paulo no 2º turno, lidera em rejeição, segundo o último Datafolha.
[A rejeição] Revela também que o pessoal que vai votar no Nunes fará isso sem muita paixão. Vai votar por eliminação. Realmente, esses números todos mostram que a eleição foi decidida por rejeição. É o que podemos concluir tranquilamente dessa pesquisa.
O voto espontâneo mostra que o eleitor do Boulos é mais engajado. Ele tem 30% de quem vota de qualquer jeito, sem você mostrar nomes. E 40% o Nunes, o que deixa uma diferença menor [e menos vantajosa]. Realmente, tem esse critério: Boulos tem mais eleitores apaixonados, mas menos eleitores no total.
Ricardo Kotscho, comentarista e colunista do UOL
Tales Faria complementa esse fator de "paixão" das candidaturas — ou sua ausência —, nesse segundo turno disputado no próximo domingo (27).
É por isso que a turma do Nunes está temendo muito a abstenção: o eleitor dele não tem paixão, não está apaixonado. Isso também foi um pouco a favor do Boulos. Ele conseguiu aumentar um pouco o nível de paixão dos seus militantes, dos petistas e dos caras que votaram nele. O eleitor dele está um pouco mais apaixonado.
O eleitor do Nunes já não era muito apaixonado. Nesse segundo turno, com o Nunes se recolhendo -- ele resolveu jogar parado --, o nível de paixão diminuiu. E aí aumenta o temor da abstenção no campo do Nunes.
Tales Faria, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.