Quem ganhou eleição em João Pessoa? Veja o resultado do 2º turno

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), foi reeleito neste domingo (27) em disputa no segundo turno contra o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL). Leo Bezerra (PSB) será o vice. Com 85% das urnas apuradas, Cícero venceu a eleição com 64% dos votos.

O que aconteceu

Campanha conturbada. Cícero Lucena, 67, recebeu duros ataques dos opositores desde o primeiro turno devido às operações da PF (Polícia Federal) que investigam a suspeita de envolvimento de sua família com a facção criminosa Nova Okaida, acusada de aliciamento violento de eleitores.

No primeiro turno, as denúncias levaram os adversários de Cícero Lucena a se unirem. Após uma coletiva conjunta, eles foram até o TRE-PB (Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba) pedir para as eleições terem tropas federais, o que não foi levado adiante. No segundo turno, Queiroga insistiu em relacionar Cícero e a Nova Okaida com o argumento de que iria libertar a Prefeitura de João Pessoa do crime organizado.

Cícero demonstrou indignação com as suspeitas e afirmou que a prisão da esposa foi "política". Ele chegou a dizer também que os candidatos rivais estariam se unindo para prejudicar a sua imagem e a da capital da Paraíba.

João Pessoa foi a única cidade do Nordeste que recebeu a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que apoiava Queiroga no segundo turno. Ele esteve na cidade no último dia 17. A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, foi à capital paraibana no dia 22 para demonstrar apoio ao ex-ministro da Saúde.

Quem é Cícero Lucena

Cícero Lucena tem longo histórico na política e, antes mesmo de ser prefeito, foi vice-governador (1991 a 1994), governador (abril a dezembro de 1994) e comandou João Pessoa por dois mandatos consecutivos, entre 1997 e 2004. Também foi senador entre 2007 e 2014. Em 2012, tentou retornar à prefeitura, mas perdeu no segundo turno.

A esposa de Cícero, Lauremília Lucena, foi presa no dia 28 de setembro, sábado anterior ao primeiro turno da eleição. Ela é suspeita de participar do esquema concedendo gratificações a cargos na prefeitura.

Filha é investigada na Operação Mandare. Janine Lucena, secretária-executiva de Saúde, foi flagrada em conversa com um líder de facção. O homem cobrava ajuda de custo e salário maior para esposa e filha, empregadas da prefeitura. As duas foram indiciadas.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.