PUBLICIDADE
Topo

O que faz o Instituto Butantan, como funciona e quais vacinas produz?

ALOISIO MAURICIO/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: ALOISIO MAURICIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

10/06/2021 18h39

O Instituto Butantan tem um histórico de produção de soros e vacinas, distribuídos principalmente ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, firmou parceria com o laboratório chinês Sinovac para o desenvolvimento da CoronaVac, principal imunizante da vacinação no Brasil contra a covid-19 até o momento.

Em 2021 desenvolveu a ButanVac, outra vacina contra a covid-19 em parceria com o Instituto Monte Sinai, de Nova York.

A seguir, saiba mais sobre o Instituto Butantan, conheça suas pesquisas e veja como foi fundado.

Saiba tudo sobre o Instituto Butantan

Quem é o dono do Butantan?

O Instituto Butantan é um órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

Quando surgiu Butantan?

Em 1899, a propagação de um surto de peste bubônica, no Porto de Santos, no litoral paulista, levou o governo estadual a criar um laboratório para a produção de soro para combater a doença. Ele era vinculado ao Instituto Bacteriológico, atual Instituto Adolpho Lutz.

Por que Butantan tem esse nome?

O então laboratório foi instalado na Fazenda Butantan, no atual bairro do Butantã, na zona oeste de São Paulo. Em 23 de fevereiro de 1901, foi reconhecido como instituição autônoma sob a denominação de Instituto Serumtherápico. Posteriormente, foi batizado com o nome do lugar em que surgiu.

Quantos anos tem o Butantan?

O Butantan completou 120 anos em fevereiro de 2021.

Instituto Butantan é do SUS?

O Instituto Butantan pertence ao governo do estado de São Paulo. O SUS (Sistema Único de Saúde) é o principal cliente dos fármacos, como soros e vacinas, produzidos pelo órgão.

Quais antídotos produz contra animais peçonhentos?

O Instituto Butantan é produtor desde 1901 de soros contra as toxinas de animais peçonhentos. Para a produção, cavalos são imunizados com antígenos produzidos a partir de venenos, toxinas ou vírus, que resultam em tipos variados de plasma.

Após a purificação, os soros são apresentados em forma líquida, com frascos-ampola de 5, 10 ou 20 mililitros. Eles ficam refrigerados até o uso.

Eles funcionam contra picadas de animais como cobras, escorpiões, aranhas e lagartas. Ainda há soros antidiftérico, antitetânico, antibotulínico e antirrábico.

O Butantan desenvolve algum outro combate a doenças mais comuns?

Sim, há a vacina influenza tetravalente, além de combate à dengue e à chikungunya.

O Instituto Butantan e o combate à pandemia da covid

O atual governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou em junho de 2020 uma parceria com o laboratório chinês Sinovac para a produção da CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus. Ela possui eficácia comprovada de 50,38%, na redução de riscos de adoecer, 78% para casos leves e 100% para casos graves.

Em março de 2021, o Butantan anunciou a ButanVac, produzida em parceria com Instituto Monte Sinai, de Nova York. Esse é o primeiro imunizante nacional contra a covid-19. O imunizante já foi autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para os testes clínicos em seres humanos.

Coronavírus

Coronavírus