Topo

FAQ


Dia da Consciência Negra: entenda o feriado e sua origem

Zumbi dos Palmares - Wikipedia
Zumbi dos Palmares Imagem: Wikipedia

Giorgia Cavicchioli

Colaboração para o UOL, de São Paulo

04/11/2020 04h00Atualizada em 20/11/2020 08h22

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro para homenagear o líder quilombola Zumbi dos Palmares. Na data, é recomendado que a população reserve um momento de seu dia para refletir sobre o racismo estrutural no Brasil. A seguir, entenda melhor sobre os simbolismos do feriado e sobre sua origem.

Dúvidas sobre o feriado da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra é feriado em São Paulo?

O Dia da Consciência é feriado na cidade de São Paulo, mas este ano a capital paulista terá um dia normal. Isso porque, em São Paulo, o feriado da Consciência Negra foi antecipado para o dia 21 de maio, em razão da pandemia do novo coronavírus. À época, o objetivo era ampliar os índices de isolamento social na capital paulista.

Por isso, os bancos funcionarão normalmente, assim como o comércio. O rodízio municipal de veículos continuará valendo na capital paulista nesta sexta.

Dia da Consciência Negra é feriado no Rio de Janeiro?

O Dia da Consciência é feriado na cidade do Rio de Janeiro. Os bancos, portanto, não devem abrir. No comércio, apesar do feriado, as lojas podem abrir. Servidores estaduais e municipais não trabalharão, a não ser os de serviços considerados essenciais (como policiais, bombeiros e servidores da saúde).

O que é o Dia da Consciência Negra?

A data foi instituída para que a população faça uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a influência do povo de origem africana na formação cultural do povo brasileiro.

A ideia é usar o dia para valorizar a cultura afro-brasileira em escolas, entidades e espaços culturais. O Movimento Negro costuma organizar também eventos educativos, palestras e manifestações para falar sobre como o Brasil deve muito aos cidadãos negros.

Essa reflexão também busca trabalhar a auto-estima das pessoas negras e fazer com que pessoas brancas repensem o racismo estrutural que impede que negros tenham as mesmas oportunidades em relação ao trabalho e ao estudo. Sendo assim, o feriado também busca trazer um debate sobre cotas raciais e igualdade salarial.

Por que se comemora o Dia da Consciência Negra no dia 20?

A data foi escolhida para fazer uma homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares. Ele foi assassinado por bandeirantes no dia 20 de novembro de 1695.

O que são os quilombos?

Os quilombos surgiram como comunidades formadas por pessoas negras que tinham sido escravizadas, conseguiram fugir e buscavam viver em liberdade.

O que representa o dia da Consciência Negra no Brasil?

Para algumas pessoas do Movimento Negro, a data é vista como um verdadeiro símbolo de luta. As movimentações para que Zumbi fosse homenageado começaram em rodas de conversa a partir da década de 1970.

Na época, os universitários Oliveira Silvera, Vilmar Nunes, Ilmo da Silva e Antônio Carlos Côrtes passaram a questionar a legitimidade do dia 13 de maio (data da abolição da escravatura) para o povo negro.

Para o grupo, a data não representava a liberdade dos negros que foram escravizados. O argumento usado era que após a Lei Áurea, os ex-escravos não receberam nenhum tipo de assistência do poder público para recomeçarem suas vidas. Sendo assim, relembrar Zumbi seria algo de mais valor para o movimento.

Qual é o significado do Dia da Consciência Negra?

Consciência Negra foi o nome usado por um movimento anti-apartheid na África do Sul em 1973. Na época, o país vivia uma segregação racial e o grupo estava sempre à frente de greves e outras ações que buscavam fragilizar a política racista.

O movimento defendia a autoestima da população negra e tinha como um de seus lemas "black is beautiful" ("preto é lindo", em tradução livre). Eles adotaram o lema dos Estados Unidos para poder ajudar a melhorar a autoestima da população negra, que se sentia inferiorizada por conta do racismo.

Como foi criado o Dia da Consciência Negra?

O feriado foi instituído por meio da lei federal número 12.519, de 10 de novembro de 2011.

Por que o Dia da Consciência Negra não é feriado nacional?

A regulamentação federal feita em 2011 deixou a escolha sobre ser feriado ou não no dia 20 de novembro a critério de cada estado e cidade.

Em quais Estados é feriado da consciência negra?

Os únicos Estados que aprovaram leis que determinaram o feriado no dia 20 de novembro foram: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro.