Topo

Dia da Consciência Negra: sexta-feira vai ser feriado em SP e no Rio?

Entenda o que abre e o que fecha nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro nesta sexta - Getty Images/iStockphoto
Entenda o que abre e o que fecha nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro nesta sexta Imagem: Getty Images/iStockphoto

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

18/11/2020 17h23Atualizada em 18/11/2020 21h39

Nesta sexta-feira, 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra. Tradicionalmente, a data é sinônimo de feriado nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Mas, no ano de 2020, a capital paulista terá um dia normal, enquanto a capital fluminense terá o feriado —que faz parte do calendário do estado do Rio.

Isso porque, em São Paulo, o feriado da Consciência Negra foi antecipado para o dia 21 de maio, em razão da pandemia do novo coronavírus. À época, o objetivo era ampliar os índices de isolamento social na capital paulista.

Entenda, a seguir, o que abre e o que fecha nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro amanhã:

São Paulo

Na capital paulista, não haverá feriado nesta sexta-feira. Por isso, os bancos funcionarão normalmente.

O comércio também deve funcionar regularmente. O Sindilojas-SP (Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo) emitiu um comunicado para lembrar que, devido à antecipação do feriado para maio, esta sexta-feira será considerada um dia normal de trabalho para todos os funcionários.

O rodízio municipal de veículos continuará valendo na capital paulista nesta sexta. A Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Fretamento (ZMRF) também estão mantidas neste dia.

No transporte público, a frota em operação será a mesma disponível nos dias úteis.

Rio de Janeiro

Na cidade e no estado do Rio de Janeiro, será feriado nesta sexta-feira. Os bancos, portanto, não devem abrir.

No comércio, apesar do feriado, as lojas podem abrir, conforme prevê a convenção coletiva de trabalho firmada entre o SindilojasRio (Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro) e o Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro.

Servidores estaduais e municipais não trabalharão, a não ser os de serviços considerados essenciais (como policiais, bombeiros e servidores da saúde).