Topo

Em vídeo, blogueira cubana pede ajuda a Dilma Rousseff para viajar ao Brasil

Do UOL, em São Paulo*

06/01/2012 10h21

A blogueira cubana Yoani Sánchez gravou um vídeo no qual faz um apelo à presidente Dilma Rousseff para que a ajude a obter autorização para viajar ao Brasil. Na gravação, ela diz que gostaria de acompanhar a apresentação de um documentário sobre a imprensa em Cuba e Honduras, do qual participa. O documentário deverá ser exibido em fevereiro, na Bahia.

Sánchez diz que envia um pedido “muito respeitoso, muito humilde” a Dilma Rousseff para que interceda por ela, lembrando a atuação da presidente durante o regime militar no Brasil: “Sei que ela conhece o que é a desproporção de poder entre um governo e um indivíduo, o que é o controle excessivo, a repressão”.

Veja vídeo no qual blogueira cubana pede ajuda a Dilma para viajar ao Brasil

Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, Dilma não recebeu nenhum tipo de material ou pedido formal da blogueira. O órgão, porém, não soube informar se a presidente chegou a ver o vídeo, disse apenas que, por enquanto, a Presidência não tem nenhum comentário para fazer sobre o ato da ativista cubana.

A blogueira, conhecida pelas críticas ao governo em seu blog “Generación Y”, afirma estar impedida de sair do país “simplesmente por escrever, narrar minha realidade, fazer um jornalismo crítico”. “Não cometi nenhum crime”.

Destaca ainda que as reformas migratórias “tão esperadas por milhões de cidadãos” foram adiadas pelo governo cubano e lembra que já recorreu às autoridades para poder deixar a ilha, sem sucesso. Cita também movimentos a seu favor no Brasil, como um ofício enviado pelo senador petista Eduardo Suplicy (SP) à Comissão de Relações Exteriores do Senado sobre o caso da cubana.

Um movimento também foi criado na internet pedindo a assinatura de uma petição a favor da viagem de Yoani Sanchéz ao Brasil.

* Com colaboração de Camila Campanerut, em Brasília.