Após tuitar falsas notícias sobre furacão Sandy, gerente de campanha eleitoral nos EUA renuncia
Shashank Tripathi era gerente da campanha de Christopher Wight para o Congresso norte-americano até esta terça-feira (30), quando renunciou ao cargo. O motivo: uma série de informações alarmistas e imprecisas que ele publicou no Twitter, na segunda-feira (29) e terça-feira (30), durante a passagem do furacão Sandy por Nova York.
Após dezenas de tuítes em sua conta, a farsa foi revelada pelo site Buzzfeed, que o chamou de “vilão do Twitter”. Tripathi então divulgou a mensagem (no final deste texto, em inglês), com a qual se desculpa e anuncia ter deixado o cargo na campanha. Não ficou claro se a iniciativa partiu dele ou foi uma determinação do comitê para o qual trabalhava. O site da campanha de Wight confirmou a renúncia, sem detalhar o motivo.
No Twitter, onde tem mais de 6.500 seguidores, Tripathi se identifica apenas como ConfortablySmug. Apesar do pedido de desculpas, ele não especifica quais dos tuítes eram “irresponsáveis e imprecisas”, como o próprio autor definiu. As informações falsas foram apagadas de seu perfil, mas aparecem na reportagem do “Buzzfeed” (também responsável por revelar seu verdadeiro nome).
Em um dos textos, por exemplo, Tripathi dizia que o governador de Nova York, Andrew Cuomo, estava preso em Manhattan por causa do mau tempo e havia sido levado a um abrigo.
No texto publicado na quarta-feira (31), Tripathi oferece suas “sinceras e humildes” desculpas a toda a população de Nova York. “Durante um desastre natural que ameaçou toda a cidade, publiquei uma série de tuítes irresponsáveis e imprecisos. Enquanto muitos usariam o anonimato e o feedback imediato da rede como desculpa, assumo total responsabilidade por meus atos”, afirmou, sem assinar seu verdadeiro nome.
De acordo com o “Mashable”, seus tuítes foram propagados por muitas pessoas e ganharam destaque na imprensa. “Eles [os tuítes] ajudaram a espalhar informações erradas sobre a tempestade, enquanto os nova-iorquinos e outras pessoas tentavam descobrir o que estava acontecendo”, diz o site.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.