Vinte crianças estão entre os mortos após passagem de tornado em Oklahoma
Vinte crianças estão entre os mortos após a passagem de um gigante tornado em Oklahoma City (EUA), informou o escritório legista do Estado de Oklahoma na noite desta segunda-feira (20). A informação foi confirmada pelo porta-voz do escritório, Amy Elliott. O tornado causou pelo menos 91 mortes, e as autoridades temem que esse número seja ainda maior.
De acordo com o escritório legista, pelo menos sete das crianças mortas eram alunas da escola primária Plaza Towers. Essa unidade de ensino foi uma das mais destruídas pelo tornado. O vice-governador do Estado, Todd Lamb, afirmou que as autoridades ainda buscam 24 alunos sem saber se eles estão entre os escombros ou em algum hospital da região.
Além das vítimas, fontes hospitalares e autoridades locais confirmaram 145 feridos, dos quais 70 são crianças.
O tornado
Com mais de três quilômetros de diâmetro, o tornado afetou principalmente o subúrbio sul de Oklahoma City e destruiu casas e edifícios em sua passagem.
O tornado, que esteve em ação durante 40 minutos, percorreu aproximadamente 32 quilômetros entre os distritos de Newcastle e Moore.
Entre os edifícios afetados há duas escolas primárias, um cinema e um hospital, sendo que centenas de famílias perderam suas casas.
O Centro de Prognóstico de Tempestades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) assinalou que o tornado atingiu a categoria EF4, a segunda máxima, com ventos de até 320 km/h.
A última vez que um fenômeno dessa proporção atingiu Moore foi no ano de 2009, quando destruiu parte da cidade e causou a morte de 41 pessoas. (Com AP e Efe)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.