Topo

Maria terá família adotiva na Bulgária, dizem autoridades

Maria, a garota encontrada em um acampamento de ciganos na Grécia - Reprodução
Maria, a garota encontrada em um acampamento de ciganos na Grécia Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

31/10/2013 17h02

Maria, a garota loira encontrada com um casal de ciganos em um acampamento na Grécia, será colocada para adoção quando voltar à Bulgária, seu país de origem, informou nesta quinta-feira (31) a agência búlgara para o serviço social, segundo a rede americana “CNN”.

Um exame de DNA comprovou que Maria, 4, é filha do casal de ciganos búlgaros Saska Ruseva e Atanas Rusev. A mãe, que afirmou ter dado a menina aos gregos em 2009 --ela nega que tenha vendido a criança--, disse à "CNN" que quer tentar reaver a guarda da filha.

O Conselho Tutelar da Bulgária ainda não sabe exatamente quando Maria chegará ao país. As autoridades também não souberam dizer se a garota tem algum documento. Atualmente, Maria está sendo cuidada pela entidade beneficente Sorriso de uma Criança.

  • A mãe de Maria segura irmã da menina no colo

A agência búlgara para a assistência social informou ainda que os sete irmãos menores de idade de Maria serão enviados temporariamente a diferentes serviços de acolhimento. A agência vai oferecer alojamentos de urgência "em casa de parentes, em famílias de acolhida e em instituições especializadas" para as crianças.

De acordo com a agência de notícias AFP, o governo prevê manter contato regular com os pais búlgaros para avaliar se eles estarão "preparados” para se responsabilizar pelas crianças “de maneira adequada" antes que eles retornem. O casal, que está sendo investigado por abandono de menores, pode pegar até seis anos de prisão.