Papa diz que reza para que exemplo de Mandela inspire sul-africanos
O papa Francisco enviou nesta sexta-feira (6) uma emocionada mensagem de condolências ao presidente sul-africano, Jacob Zuma, pela morte de Nelson Mandela. O pontífice afirmou que "reza para que o exemplo do ex-presidente inspire gerações de sul-africanos a colocarem a justiça e os bens comuns à frente de suas próprias inspirações políticas".
No telegrama, Francisco destacou o “firme compromisso de Mandela na promoção da dignidade humana de todos os cidadãos da nação e na edificação de uma nova África do Sul construída nos firmes fundamentos da não violência, reconciliação e verdade".
O papa também se diz triste com a notícia da morte de Mandela e envia suas "orações e condolências" à família do ex-líder sul-africano, aos membros do governo e a todo o povo do país.
“Invoco sobre toda a população da África do Sul os dons divinos da paz e da prosperidade”, concluiu Francisco.
Encontro com João Paulo 2º
Quando era presidente da África do Sul, Mandela recebeu o papa João Paulo 2º em setembro de 1995. "Hoje, a África pede que a estimem e a amem pelo que é. Não pede compaixão, pede solidariedade", disse, na ocasião, o papa polonês.
Bento 16 não chegou a se encontrar com Mandela, mas, durante seu papado, elogiou publicamente o líder antiapartheid ao chamado de "promotor do perdão e da reconciliação". (Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.