Sobe para seis o número de mortos após forte terremoto no Chile

Bia Rodrigues

Do UOL, em Santiago

Seis pessoas morreram --quatro homens e duas mulheres-- em Iquique e Alto Hospicio, norte do Chile, após o terremoto de magnitude 8,2 que sacudiu a região no começo da noite desta terça-feira (1º). As mortes foram confirmadas pelo ministro do Interior do país, Rodrigo Peñailillo. Segundo ele, uma mulher morreu depois que sofreu uma queda e uma das morte foi por ataque cardíaco. As demais ainda não foram esclarecidas. 

Este foi o tremor mais poderoso registrado no mundo este ano e provocou cerca de 12 réplicas até o momento. O fenômeno provocou um tsunami com ondas de até dois metros que atingiu algumas áreas no norte do país, mas o Ministério do Interior informou que elas não provocaram vítimas ou danos significativos.

Incêndio e deslizamentos foram registrados após tremor

A administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) lançou um alerta para ondas gigantes em toda a costa oeste da América Latina e ainda para outras países ou regiões banhadas pelo oceano Pacífico logo após o tremor. O alerta foi cancelado por volta das 4h da manhã (horário de Brasília), embora continue válido para as ilhas do Havaí.

Segundo Mitchel Cartes, intendente da região de Tarapacá, onde fica Alto Hospicio e Iquique, 300 das 320 presas do Centro Penitenciário de Iquique fugiram durante o esvaziamento da prisão, que estava em uma zona de inundação. As Forças Armadas e os Carabineiros (polícia militar do Chile) trabalhavam para prender as fugitivas.

Após o terremoto, várias cidades ficaram às escuras. Imagens da TV chilena mostraram a população abandonando as regiões costeiras, de forma ordenada, formando longas filas de automóveis.  

A presidente Michelle Bachelet suspendeu suas atividades para percorrer a região do terremoto. Em entrevista coletiva, ela decretou estado de "catástrofe" nas províncias de Arica, Parinacota e Tarapacá, todas no extremo norte do país, próximas da fronteira com o Peru.

Com o decreto, os chefes da Marinha e da Aeronáutica do país deverão "assumir o comando da ordem pública e prevenir situações de saques e desordem, além de colaborar com a autoridade da área nos esforços de ajuda que já começaram".

Ela também afirmou que as aulas estão suspensas nesta quarta em todo o país.

Epicentro no mar

O terremoto foi registrado às 20h46 (19h46 de Brasília) e teve seu epicentro no mar, a 85 km ao sudoeste de Cuya, próximo à cidade de Iquique, onde foram registradas ao menos duas ondas com mais de dois metros e o aeroporto foi fechado.

O tremor também afetou as regiões chilenas de Arica e Antofagasta, fazendo soar as sirenes de alerta em diversas cidades do litoral norte.

O sismo pode ser sentido no Peru e na Bolívia, onde prédios chegaram a balançar por alguns segundos.

No Peru, o terremoto abalou as regiões de Tacna, Arequipa e Moquegua, onde faltou luz e as comunicações ficaram prejudicadas, e com menor intensidade a zona de Puno, segundo o Instituto Geofísica. Não há registro de vítimas ou danos materiais significativos. Também foram cortadas as transmissões de rádio na área e algumas empresas telefônicas já trabalham para retomar o serviço.  

No Equador, o presidente Rafael Correa disse no Twitter que "todos na costa devem ficar atentos e preparados".

Em 2010, um terremoto de magnitude 8,8 provocou um tsunami que causou grandes danos em várias cidades costeiras no centro-sul do Chile e matou centenas de pessoas. (Com agências internacionais)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos