Topo

Confronto entre tropas ucranianas e rebeldes pró-Rússia deixa 20 mortos

Confronto deixou pelo menos 20 mortos em Mariupol - Marko Djurica/Reuters
Confronto deixou pelo menos 20 mortos em Mariupol Imagem: Marko Djurica/Reuters

Do UOL, em São Paulo

09/05/2014 10h37Atualizada em 09/05/2014 10h48

Um confronto entre forças ucranianas e separatistas pró-Rússia em Mariupol, no leste da Ucrânia, nesta sexta-feira (9), durante uma operação contra os rebeldes, deixou pelo menos 20 pessoas mortas, informou a rede de TV britânica BBC. O ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, disse que cerca de 20 manifestantes pró-russos e um oficial de segurança ucraniano tinham sido mortos.

Kiev lançou uma operação para retomar edifícios oficiais ocupadas por rebeldes pró-Rússia em Mariupol e várias outras cidades do leste e sul da Ucrânia. 

O confronto ocorre no mesmo dia em que o presidente russo, Vladimir Putin, visita a Crimeia pela primeira vez, desde que o território antes ucraniano foi anexado pela Rússia no dia 21 de março. Ele chegou a Sebastopol, porto situado na península da Crimeia, para festejar o Dia da Vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

O governo de Kiev condenou a visita, chamando-a de "grave violação da soberania da Ucrânia", de acordo com a rede de TV britânica BBC.

Putin presidiu a parada militar na baía da cidade, base da frota russa no mar Negro. Ele depositaria ainda um ramo de flores no monumento aos heróis da defesa da cidade e se reuniria com os veteranos da guerra.

Durante a parada, dezenas de milhares de pessoas gritavam "Rússia!" e "Obrigada", enquanto cerca de 1.000 soldados, 60 veículos militares e milhares de veteranos passavam, afirmou o jornal britânico "The Guardian".

Deve ocorrer ainda um show aéreo e naval com 70 aeronaves, para simbolizar o 70º aniversário da liberação de Sebastopol das forças nazistas.