Topo

Separatistas tentam controlar posto de fronteira no leste da Ucrânia; 5 morreram

Do UOL, em São Paulo

02/06/2014 11h10

Uma base de fronteira em Luhansk, no leste da Ucrânia, foi atacada por ao menos 500 rebeldes pró-Rússia nesta segunda-feira (2), de acordo com informações do jornal “Washington Post”.

O ataque aconteceu nas primeiras horas do dia com o uso de morteiros e granadas, deixando cinco separatistas mortos e sete militares feridos, segundo Oleg Slobodian, porta-voz do serviço de fronteiras ucraniano.

Os insurgentes usaram apartamentos em prédios próximos ao QG de fronteira para fazer o ataque, disse Slobodian, o que tornou difícil a reação dos oficiais ucranianos.

O Exército informou que jatos destruíram dois morteiros usados pelos milicianos. Durante a ofensiva, eles teriam buscado abrigo em casas de civis, mas voltaram a atirar assim que os aviões deixaram o local.

“Eles querem deixar livre o caminho para a fronteira”, afirmou Slobodian. “Se eles conseguirem tomar aquele prédio, eles irão controlar todos os postos na fronteira”, alertou.

As cidades afetadas pelo movimento separatista na Ucrânia - Arte/UOL - Arte/UOL
As cidades afetadas pelo movimento separatista na Ucrânia
Imagem: Arte/UOL

Situada a menos de 100 quilômetros da fronteira com a Rússia, a região de Luhansk teve sua independência autoproclamada pelos separatistas no mês passado e, depois disso, passou a concentrar a operação ‘antiterrorista’ do governo.

Os confrontos entre milicianos e forças do governo ficaram ainda mais severos após o dia 25 de maio, quando foi eleito presidente da Ucrânia o magnata Petro Poroshenko, favorável a um acordo comercial com a União Europeia (o que desagrada à vizinha Rússia).