Separatistas tentam controlar posto de fronteira no leste da Ucrânia; 5 morreram
Uma base de fronteira em Luhansk, no leste da Ucrânia, foi atacada por ao menos 500 rebeldes pró-Rússia nesta segunda-feira (2), de acordo com informações do jornal “Washington Post”.
O ataque aconteceu nas primeiras horas do dia com o uso de morteiros e granadas, deixando cinco separatistas mortos e sete militares feridos, segundo Oleg Slobodian, porta-voz do serviço de fronteiras ucraniano.
Os insurgentes usaram apartamentos em prédios próximos ao QG de fronteira para fazer o ataque, disse Slobodian, o que tornou difícil a reação dos oficiais ucranianos.
O Exército informou que jatos destruíram dois morteiros usados pelos milicianos. Durante a ofensiva, eles teriam buscado abrigo em casas de civis, mas voltaram a atirar assim que os aviões deixaram o local.
“Eles querem deixar livre o caminho para a fronteira”, afirmou Slobodian. “Se eles conseguirem tomar aquele prédio, eles irão controlar todos os postos na fronteira”, alertou.
Situada a menos de 100 quilômetros da fronteira com a Rússia, a região de Luhansk teve sua independência autoproclamada pelos separatistas no mês passado e, depois disso, passou a concentrar a operação ‘antiterrorista’ do governo.
Os confrontos entre milicianos e forças do governo ficaram ainda mais severos após o dia 25 de maio, quando foi eleito presidente da Ucrânia o magnata Petro Poroshenko, favorável a um acordo comercial com a União Europeia (o que desagrada à vizinha Rússia).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.