Topo

Itamaraty monta centro para atender a brasileiros no Nepal

Ivan Richard

Da Agência Brasil

27/04/2015 13h34Atualizada em 27/04/2015 14h39

A Embaixada do Brasil em Katmandu, capital do Nepal, organizou um centro de atendimento a brasileiros no Aeroporto de Katmandu, reaberto no domingo (26), após ficar fechado por causa dos estragos provocados pelos terremotos que atingiram vários países asiáticos no último sábado (25).

O Ministério das Relações Exteriores já recebeu informações sobre 96 brasileiros que estavam no Nepal durante o terremoto.

De acordo com o Itamaraty, os brasileiros localizados pela embaixada e pela Divisão de Assistência Consular em Katmandu não sofreram ferimentos e estão recebendo assistência consular. Ainda não há informação sobre brasileiros entre as vítimas.

Para auxiliar no atendimento aos brasileiros atingidos pelo terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter, funcionários da Embaixada do Brasil em Nova Délhi foram deslocados para reforçar a equipe da embaixada em Katmandu.

De acordo com o Itamaraty, a diplomacia brasileira na capital nepalesa continuará monitorando a situação e acompanhando a evolução dos acontecimentos com objetivo de identificar cidadãos brasileiros que possam precisar de apoio.

O Itamaraty informou que há registro de 79 brasileiros no Nepal --até o momento, a força-tarefa do governo localizou 60. Segundo o Itamaraty, todos estão bem e não há nenhum brasileiro entre os mortos confirmados até agora.

Entre os localizados, estão cidadãos que moram no Nepal, parentes que faziam visitas e turistas. 

O número de mortos já é de mais de  4 mil, enquanto milhares de pessoas ficaram feridas e não há uma quantidade exata de desaparecidos.

Um funcionário do Ministério do Interior disse que as autoridades não têm conseguido fazer contato com algumas das áreas mais afetadas no país montanhoso e que o número total de mortos pode chegar a 5.000.

Não há um informe atualizado de feridos em relação ao registro anterior, que era de 6.535, segundo a imprensa local.

Na Índia, também atingida pelo tremor, foram registradas 67 mortes, a maioria no Estado de Bihar, como afirmou a Autoridade Nacional de Gestão de Desastres do país. Avalanches no monte Everest provocadas pelo terremoto deixaram 22 mortos e 217 desaparecidos, na fronteira entre o Nepal e a China. (Com agências internacionais)