Topo

Governadora quer pena de morte para atirador de igreja nos EUA

Do UOL, nos EUA

19/06/2015 09h59

A governadora de Carolina do Sul, Nikki Haley, pediu nesta sexta-feira (19) que procuradores peçam a pena de morte para o suspeito de ser autor de massacre que matou nove pessoas em uma igreja da comunidade negra da cidade de Charleston.

Dylann Roof, um jovem branco de 21 anos de feições ainda adolescentes, foi preso em Shelby, na Carolina do Norte, a cerca de quatro horas de distância do local do massacre, segundo anunciou o chefe da polícia de Charleston, Gregory Mullen. 

O jovem, que se rendeu sem resistência durante uma blitz da polícia, havia passado uma hora com os fiéis de uma das igrejas mais emblemáticas do país, forte símbolo da história da comunidade negra no sul dos Estados Unidos, marcado pela escravidão, movimentos de luta pelos direitos civis e as atuais tensões raciais.

"Nós definitivamente queremos que ele pegue a pena de morte", afirmou Haley à rede NBC.

Roof ficou dentro da igreja por cerca de uma hora antes de começar a disparar. Seis mulheres e três homens morreram, entre eles o pastor e senador estadual Clementa Pinckney. Três pessoas sobreviveram ao ataque.

A Emanuel African Methodist Episcopal Church é uma igreja histórica entre a comunidade negra de Charleston.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que o país deve repensar a questão do controle de armas. Segundo familiares, Roof ganhou a arma usada no massacre como um presente de aniversário, em abril deste ano.

Obama confirmou ainda que o FBI está investigando o caso como um "crime de ódio". (Com agências internacionais)