Topo

Coreia do Norte diz ter realizado teste nuclear com bomba de hidrogênio

Do UOL, em São Paulo

06/01/2016 01h55Atualizada em 06/01/2016 14h28

Pouco depois de um tremor de magnitude 5,1 ser registrado nesta quarta-feira (6) na zona de um sítio de testes nucleares da Coreia do Norte, o regime de Pyongyang confirmou, por meio de um pronunciamento da emissora estatal de televisão, a realização "com sucesso" de um teste nuclear com uma bomba de hidrogênio. Se trata do quarto teste atômico já realizado pelo país, o primeiro com a bomba H.

O epicentro do tremor fora registrado pelo Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS) no nordeste da Coreia do Norte, a cerca de 50 km de Kilju, próximo à base de testes nucleares de Punggye-ri, onde aconteceram os três testes atômicos realizados até o momento - em 2006, 2009 e o último deles em fevereiro de 2013.

"Agora somos um Estado nuclear que também possui a bomba de hidrogênio", disse um locutor em um noticiário especial de cerca de cinco minutos de duração, exibido pela emissora de televisão estatal "KCTV", ao meio-dia local (1h30 de Brasília).

A Coreia do Norte também anunciou por meio da agência estatal de notícias "KCNA" que o líder Kim Jong-un ordenou no último dia 15 a realização do primeiro teste com uma bomba de hidrogênio.

Antes do anúncio norte-coreano, centros sismológicos de Coreia do Sul, EUA, China e Japão tinham detectado um terremoto com magnitude entre 4,2 e 5,1 na região nordeste do país.

A detonação desta quarta-feira acontece menos de um mês depois que o regime de Kim Jong-un mencionou pela primeira vez que possuía a bomba de hidrogênio, uma afirmação que não pôde ser verificada pela comunidade internacional.

Reação

O governo da Coreia do Sul convocou reuniões de emergência de diferentes departamentos para analisar dados que possam lançar uma luz sobre o fato e tentar verificar se o teste corresponde ou não a um explosivo termonuclear.

Já o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, qualificou o teste de "grave desafio" e "ameaça séria" à região.

"O teste nuclear da Coreia do Norte é uma grave ameaça para a segurança de nosso país. Não podemos tolerar isso de nenhuma maneira", declarou o chefe do Executivo japonês em entrevista coletiva.

Em resposta aos três testes realizados anteriormente, o Conselho de Segurança da ONU impôs fortes sanções à Coreia do Norte que limitam de forma rígida suas transações internacionais e agravam o isolamento econômico do país.

Muito mais potente

A bomba H é milhares de vezes mais potente que uma bomba nuclear comum, como as lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, no fim da Segunda Guerra Mundial em 1945.

A bomba H, ou termonuclear, utiliza a enorme potência que resulta da fusão dos núcleos do hidrogênio, ao contrário da fissão atômica convencional das primeiras bombas desenvolvidas e lançadas no Japão. Com isso, sua potência é muito maior que a dos artefatos nucleares originários.

Assim, caso a Coreia do Norte tenha realmente conseguido desenvolver a tecnologia termonuclear, isso representaria um importante desafio à comunidade internacional em matéria de segurança. (Com agências internacionais)