Veterano da 2ª Guerra reencontra ex-namorada mais de 70 anos após conflito

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Canal10

    Joyce Morris e Norwood Thomas

    Joyce Morris e Norwood Thomas

Um veterano da Segunda Guerra Mundial de 93 anos finalmente conseguiu reencontrar a sua namorada dos tempos do conflito, após mais de 70 anos separados. Norwood Thomas e Joyce Morris, 88, riram bastante enquanto se abraçavam pela primeira vez desde 1945.

Thomas embarcou no fim de semana dos Estados Unidos para a Austrália para reencontrar Joyce, que o encontrou na internet graças ao filho, que localizou uma reportagem de um site americano sobre Thomas. O casal se conheceu em Londres pouco antes do Dia D, e a jovem britânica de 17 anos se envolveu com o paraquedista americano de 21 anos.

"Esta é a coisa mais maravilhosa que poderia ter acontecido comigo", disse Thomas durante o reencontro, registrado pelo programa australiano "The Project", do Canal 10,  "Ótimo", disse Joyce enquanto ria. "Vamos ter uma quinzena maravilhosa", disse ela. Uma prévia do programa foi postada no Twitter (em inglês):

Depois da guerra, o casal chegou a trocar cartas, e Thomas diz ter pedido que Joyce embarcasse para os EUA para que eles pudessem se casar. Mas Joyce entendeu que ele tinha encontrado outra mulher e iria se casar, e o casal parou de se corresponder. Ambos se casaram com outras pessoas. A mulher de Thomas morreu em 2001. Joyce se divorciou do marido depois de 30 anos de casamento.

No ano passado, Joyce pediu que um dos seus filhos procurasse por Thomas na internet. Para a surpresa dela, o namorado dos tempos da guerra era citado em reportagens de um jornal americano.

Thomas e Joyce mantiveram contato por Skype desde então com a ajuda dos filhos. Uma série de doações ajudou Thomas e seu filho a bancar sua ida para a Austrália para o reencontro. A companhia aérea Air New Zealand ofereceu o voo.

Bill Tiernan/The Virginian-Pilot via AP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos