Ex-primeira-dama dos EUA, Nancy Reagan morre aos 94

Do UOL, em São Paulo

  • Reed Saxon/AP

    A então primeira-dama dos Estados Unidos, Nancy Reagan, no programa "The Late Show", em Los Angeles, nos EUA, em 1986

    A então primeira-dama dos Estados Unidos, Nancy Reagan, no programa "The Late Show", em Los Angeles, nos EUA, em 1986

A atriz Nancy Reagan, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, morreu aos 94 anos, por um problema no coração, segundo a porta-voz Joanne Drake.

Foi criadora da campanha antidrogas "Just Say No", que alertava crianças e jovens americanos sobre os efeitos negativos do uso de drogas. Nancy também consternou o mundo ao cuidar do marido, Ronald Reagan, que sofria de Alzheimer, até sua morte, em 2004. 

Ronald Reagan ficou na Presidência dos EUA de 1981 até o início de 1989, quando foi sucedido por George H. W. Bush, seu vice-presidente. Em 1994, revelou que sofria da doença e apareceu em público pela última vez no funeral de Richard Nixon, em abril daquele ano. Após a morte de Reagan, Nancy se tornou uma ativa defensora da pesquisa para a cura do Alzheimer.

Barbara Bush, que a sucedeu como primeira-dama, divulgou uma nota em que lamenta a morte. "Ela era totalmente devotada ao presidente Reagan, e nós conforta saber que estarão reunidos novamente. George e eu mandamos nossas preces e condolências à família."

O corpo de Nancy deve ser enterrado em Simi Valley, na Califórnia, onde também está o de seu marido.

Infância tumultuada

Nascida com o nome de Anne Frances Robbins em 6 de julho de 1921 em Nova York, era filha de uma atriz com um vendedor de carros que logo abandonou a casa. 
 
Sua mãe, Edith, voltou a trabalhar nos palcos quando Nancy tinha dois anos de idade, então a menina foi mandada para a casa de parentes. Em 1929, sua mãe se casou com um neurocirurgião, que adotou Nancy e deu estabilidade à família.
 
Sua bela aparência a levou a considerar a carreira de atriz, primeiro na Broadway e depois nos estúdios MGM, nas décadas de 1940 e 1950. Ela fez ao todo 11 filmes, como "Demônios Submarinos" (1957).
 
Antes de se casar com Reagan, em 1952, Nancy namorou atores como Clark Gable.
 
Ao longo de um casamento que durou 50 anos, Nancy sempre foi uma fiel protetora da imagem do marido e uma conselheira que o ajudou a construir sua carreira política, primeiro como governador da Califórnia e depois como presidente.
Mike Theiler/Reuters
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos