Topo

Hillary vence debate contra Trump, segundo pesquisa da CNN

A democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump durante debate na noite de segunda-feira (26) - Joe Raedle/ AP
A democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump durante debate na noite de segunda-feira (26) Imagem: Joe Raedle/ AP

Do UOL, em São Paulo

27/09/2016 08h23

A candidata democrata à presidência dos Estado Unidos, Hillary Clinton, venceu nesta segunda-feira (26) o primeiro debate contra seu rival, o republicano Donald Trump, segundo 62% dos consultados pela emissora "CNN".

Apenas 27% dos 521 entrevistados, todos eles eleitores registrados, respondeu que foi Trump quem se saiu melhor no debate realizado na Universidade de Hofstra, em Nova York.

Além disso, 41% dos entrevistados se identificou como eleitor democrata, enquanto 26% como republicano, enquanto os demais não definiram sua filiação política.

Durante o debate, a democrata Hillary Clinton acusou o republicano Donald Trump de racismo, sexismo e sonegação fiscal.

Troca de acusações no primeiro debate

Band News

Trump, empresário do setor imobiliário que concorre pela primeira vez a um cargo público, disse que os muitos anos de Hillary na política representam uma "má experiência" com poucos resultados, e sugeriu que a desaprovação dela a um acordo comercial com países asiáticos não é genuína.

Para Trump, de 70 anos, o debate era uma chance de mostrar ser disciplinado. Para Hillary, de 68, era uma oportunidade de reafirmar aos eleitores que ela é digna de confiança.

Em uma das discussões mais acalorados, os dois candidatos trocaram acusações sobre a controvérsia levantada por Trump durante anos sobre o local de nascimento do presidente Barack Obama.

O presidente, que nasceu no Havaí, divulgou uma certidão de nascimento completa em 2011 para acabar com as dúvidas sobre se teria nascido realmente nos Estados Unidos. Apenas neste mês Trump disse publicamente que considera que Obama nasceu nos EUA.

Trump e Hillary voltarão a debater nos próximos dias 9 e 19 de outubro em Saint Louis (Missouri) e Las Vegas (Nevada), respectivamente. (Com as agências internacionais)