Topo

Obama diz ter alertado Trump contra transferir embaixada para Jerusalém

Do UOL, em São Paulo

18/01/2017 18h21

O presidente Barack Obama afirmou nesta quarta-feira (18) ter alertado o presidente eleito Donald Trump contra seus planos de transferir a Embaixada dos EUA em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, em sua última coletiva no governo.

Obama afirmou ter dito a Trump e seus assessores que a ação poderia ter "consequência enormes" para as tensões no Oriente Médio.

"Essas coisas são voláteis", afirmou Obama. 

"As pessoas sentem profunda e apaixonadamente sobre isso", disse Obama na coletiva. "As ações que nós tomamos têm consequências e ramificações enormes."

Segundo Obama, é apropriado que um novo presidente queira "testar suposições velhas". "Mas se você for fazer grandes mudanças de política, pense bem antes", disse Obama.

"Você realmente tem de fazer as coisas com intenção. Você não quer simplesmente tirar um coelho da cartola", acrescentou. 

Preocupação

Obama afirmou ainda que está "significativamente preocupado" com as questões envolvendo Israel e Palestina e que teme que o momento para chegar a um acordo "está passando".  

"Continuo muito preocupado com a situação e Israel e da Palestina. Mas, o que sei é que você não pode forçar ninguém a negociar. Mas, em uma democracia, se você não tiver dois Estados, estendendo a ocupação, milhões são deserdados - digamos assim", ressaltou.  

Sobre a abstenção dos EUA durante a votação de uma resolução na ONU que condenou os assentamentos construídos pelos israelenses em territórios palestinos, o líder de Washington destacou que "a meta da resolução foi dizer que isso não pode acontecer, que cria uma realidade física que não podemos aceitar".

"É importante para nós enviar uma mensagem clara porque o momento para isso pode estar passando. Precisamos que isso crie um debate na Palestina e em Israel - que não vai levar momentaneamente paz, mas que vai abrir o debate entre as nações", disse. (Com agências internacionais)