Topo

#LigadoNoMundo - Francisco é um papa mais moderninho que os outros?

Marcelo Tuvuca

Do UOL, em São Paulo

10/08/2017 07h40

Dá para dizer que Francisco é um papa prafrentex em relação aos outros papas? Bom, é o que algumas pessoas falam.  Muita gente gosta do papa Francisco porque ele se mostrou mais aberto a discutir alguns temas tradicionais da Igreja. Por outro lado, alguns católicos mais conservadores torcem o nariz para ele. O Ligado No Mundo vai te dizer quais são esses temas.

Primeiro: católicos divorciados. No ano passado, o papa disse que eles não devem ser excluídos da vida religiosa. Isso foi importante porque, nos ensinamentos da Igreja, uma pessoa só pode se casar novamente se seu primeiro casamento for anulado.

Segundo ponto: uso de anticoncepcionais. Quando o vírus da zika estava atacando as mulheres, o papa abriu uma exceção para que as pessoas evitem a gravidez por métodos contraceptivos.

Perguntaram para o papa sobre a possibilidade do aborto para evitar o nascimento de crianças com microcefalia, mas aí ele afirmou que a Igreja é contra o aborto em qualquer circunstância.

Ponto número 3. Com a frase "se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgá-la?", o papa Francisco quase virou um popstar lá no início de seu papado, em 2013. Essa frase foi uma reversão na tradicional postura da Igreja com homossexuais.

Mas esse papo aberto foi só até a página dois porque o papa também reforçou que a Igreja considera que o casamento gay não substitui o conceito de família.

Quarto tema: participação de mulheres na Igreja. O papa Francisco tomou algumas posições mais libertárias nesse sentido. Primeiro, permitiu que as mulheres participassem do rito do lava-pés, uma tradição importante da Igreja Católica.

Recentemente, ele criou um grupo no Vaticano para estudar a possibilidade de as mulheres se tornarem diaconisas, um grau abaixo dos padres na hierarquia na Igreja. Mas ele descartou a hipótese de as mulheres assumirem as funções dos padres.

Além dessas posturas, o papa Francisco chamou a atenção por seus discursos políticos, criticando líderes e defendendo imigrantes e refugiados. Ele também se colocou como referência de negociações de paz ao intermediar os diálogos entre Estados Unidos e Cuba e o governo da Colômbia com as Farc.

Acompanhe o #LigadoNoMundo às quintas-feiras, a cada 15 dias, e saiba um pouco mais sobre esse planeta cheio de peculiaridades e curiosidades. A próxima edição entra no ar em 24 de agosto.