Topo

Homem acusado de tentar vender peças de míssil da Coreia do Norte é preso na Austrália

29.nov.2017 - Imagem divulgada pelo governo norte-coreano mostra o lançamento do míssil balístico intercontinental Hwasong-15, em um local não identificado na Coreia do Norte - KCNA via AP
29.nov.2017 - Imagem divulgada pelo governo norte-coreano mostra o lançamento do míssil balístico intercontinental Hwasong-15, em um local não identificado na Coreia do Norte Imagem: KCNA via AP

Do UOL, em São Paulo

17/12/2017 09h13

Um homem foi preso em Sydney, Austrália, acusado de ser um "agente econômico" para a Coreia do Norte, supostamente tentando vender componentes de mísseis e minério no mercado negro internacional.

A Polícia Federal Australiana (AFP, na sigla em inglês), disse que Chan Han Choi, um sul-coreano naturalizado australiano de 59 anos, usava comunicação criptografada para negociar vendas e oferecer suplementos para armas de destruição em massa. Suas ações vão contra as sanções impostas pela ONU e pelo governo australiano contra a Coreia do Norte, segundo a polícia.

A polícia também afirmou que o homem estava agindo para fornecer software usado para o lançamento de mísseis balísticos assim como fornecendo conhecimento norte-coreano para outras "entidades internacionais". A polícia não forneceu mais detalhes sobre o assunto.

O primeiro-ministro australiano Malcolm Turnbull disse que recebeu um breve comunicado do comissário da AFP, Andrew Colvin, sobre um "assunto muito sério" e avisou que qualquer um que pense em ajudar a Coreia do Norte será "encontrado pela AFP". "A Coreia do Norte é um regime criminoso, imprudente e perigoso que ameaça a paz na região", disse Turnbull.

Apesar das sanções internacionais, a Coreia do Norte testou seu míssil mais poderoso em novembro que, acredita-se, pode atingir o território continental dos EUA.

Choi é acusado de seis crimes e não tem direito a fiança.

Ele também é acusado de negociar a venda de carvão da Coreia do Norte para entidades na Indonésia e Vietnã. Neil Gaughan, vice-comissário da AFP, disse que os governos da Indonésia e do Vietnã, ou as autoridades desses países, não estão envolvidos na negociação.

australia afp agente norte-coreano - Peter Parks/ AFP - Peter Parks/ AFP
Neil Gaughan, da AFP, fala com a imprensa sobre o agente da Coreia do Norte
Imagem: Peter Parks/ AFP

Choi é a primeira pessoa enquadrada na lei australiana sobre armas de destruição em massa e pode receber uma pena de até 10 anos de prisão.

Gaughan disse que as acusações se referem a atividades no ano passado, mas há suspeitas de atividades que ocorreram até o ano de 2008.

Choi foi preso no sábado (16) após duas transações que não deram certo. "Mas nós estimamos que essas negociações dessem certo e isso significaria dezenas de milhões de dólares", disse Gaughan à imprensa.

Segundo ele, as investigações prosseguem e novas acusações podem ser feitas contra Choi.

"A AFP afirma que este homem foi um agente leal a Coreia do Norte, e acreditamos que ele agiu para servir a algum propósito de grande patriotismo", disse Gaughan.

A polícia começou a investigar Choi após uma dica passada por outra agência internacional sobre um outro assunto", disse.

As atividades de Choi incluíam carvão e pedras preciosas "Este é um mercado negro. É para fazer dinheiro para a Coreia do Norte", disse.

Entenda o programa de mísseis norte-coreano

UOL Notícias