Topo

Após desembarque do papa, outras 3 igrejas são atacadas no Chile

Do UOL, em São Paulo

16/01/2018 10h53

Três novos ataques contra igrejas, em um bairro de Santiago e em La Araucanía (sul), foram registrados na madrugada desta terça-feira (16) horas depois da chegada do papa Francisco ao Chile.

Um dos ataques aconteceu na paróquia de Madre de la Divina Providencia, situada em Puente Alto, na área metropolitana. A porta do templo foi queimada com um coquetel molotov.

A paróquia sofreu danos consideráveis, segundo a polícia. De acordo com moradores da região, cinco pessoas lançaram bombas contra a porta do templo e depois queimaram bandeiras do Chile e do Vaticano.

Outros dois ataques aconteceram em Cunco, a pouco mais de 700 quilômetros de Santiago, na região da Araucanía. As igrejas ficaram totalmente destruídas, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Pablo Oackley.

"Os templos atacados ficavam nos setores de Lagunillas e em Río Negro e as chamas começaram simultaneamente em ambos os lugares. As capelas foram totalmente consumidas. Não ficou qualquer vestígio. Será difícil determinar a origem e causa do incêndio", disse Oacley.

A polícia investiga a autoria do crime. Araucanía, que será visitada pelo papa na quinta-feira, é palco de um conflito entre comunidades indígenas, que exigem terras ancestrais, e empresas agrícolas. Francisco fará uma missa campal em Temuco, a capital da região.

Com as ações de hoje, já são nove as igrejas católicas que sofreram ataques incendiários ou explosivos desde a semana passada no país.

O papa Francisco chegou na segunda à noite em Santiago para uma visita oficial ao Chile. Depois, ele visitará o Peru.