Topo

Aperto de mãos histórico entre chefes de Estado marca chegada de norte-coreanos ao Sul

O chefe de Estado cerimonial da Coreia do Norte, Kim Yong-nam, com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e a primeira-dama sul-coreana, Kim Jung-sook - REUTERS/Kim Hong-Ji
O chefe de Estado cerimonial da Coreia do Norte, Kim Yong-nam, com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e a primeira-dama sul-coreana, Kim Jung-sook Imagem: REUTERS/Kim Hong-Ji

Do UOL, em São Paulo

09/02/2018 08h44

A delegação da Coreia do Norte desembarcou em Pyeongchang, na Coreia do Sul, nesta sexta-feira (9) para os Jogos Olímpicos de Inverno. Os dois chefes de Estado coreanos, Moon Jae-in e Kim Yong-nam, deram um aperto de mãos histórico durante a recepção para os dirigentes realizada antes da cerimônia na cidade vizinha de Yongpyeong.

Segundo a agência Yonhap, o presidente sul-coreano e o chefe de Estado cerimonial da Coreia do Norte se encontraram rapidamente nesse jantar de recepção. Os dois se cumprimentaram e tiraram uma foto protocolar ao lado da primeira-dama da Coreia do Sul, Kim Jung-sook.

9.fev.2018 - Presidente da Coreia do Sul Moon Jae-in brinda com Kim Yong Nam in Pyeongchang - Yonhap/Reuters - Yonhap/Reuters
Presidente da Coreia do Sul brinda com Kim Yong-nam em Pyeongchang
Imagem: Yonhap/Reuters

Horas depois, os chefes de Estado voltaram a se cumprimentar na cerimônia de abertura dos Jogos. No Estádio Olímpico de Pyeongchang, Moon Jae-in  apertou as mãos de Kim Yo-jong, influente irmã do ditador Kim Jong-un e uma das principais integrantes da delegação norte-coreana.

9.fev.2018 - Presidente da Coreia do Sul Moon Jae-in cumprimenta a irmã mais nova de Kim Jong Un, Kim Yo Jong, na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno em Pyeongchang - Yonhap/Reuters - Yonhap/Reuters
Moon Jae-in cumprimenta a irmã mais nova de Kim Jong-un, Kim Yo-jong
Imagem: Yonhap/Reuters

Kim Yong-nam é o representante norte-coreano de mais alto escalão a ter visitado a Coreia do Sul desde a guerra na península (1950-1953).

Veja também:

9.fev.2018 - Chefe de Estado cerimonial da Coreia do Norte, Kim Yong-nam, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e a primeira-dama sul-coreana, Kim Young-sook, durante encontro antes dos Jogos de Inverno de Pyeongchang - REUTERS/Kim Hong-Ji - REUTERS/Kim Hong-Ji
Imagem: REUTERS/Kim Hong-Ji

A recepção teve outras 200 pessoas, entre elas o vice-presidente norte-americano, Mike Pence. De acordo com a Yonhap, Pence e Kim Yong-nam ficaram pouco tempo no mesmo ambiente, com o vice americano deixando o local após cinco minutos.

A comitiva norte-coreana, liderada por Kim Yong-nam, é composta por 22 membros e chegou a bordo de um jato particular por volta das 13h50 (horário local, 2h50 de Brasília) ao aeroporto internacional de Incheon, onde era aguardada pelo ministro da Unificação da Coreia do Sul, Cho Myoung-gyon, entre outras autoridades.

A irmã de Kim Jong-un, Kim Yo-jong, tem grande influência sobre o ditador e é membro do politburo do partido do regime. Durante essa visita histórica ao Sul – é a primeira vez que um membro da família Kim viaja para o país vizinho –, a delegação deve se reunir amanhã com o presidente sul-coreano.

Após ser recebida por um amplo esquema de segurança no aeroporto, a delegação do regime se deslocou de trem até PyeongChang, a cerca de 180 quilômetros de Seul, para assistir à cerimônia de abertura dos Jogos, que começa às 20h (horário local, 9h de Brasília).

A delegação norte-coreana voltará a Seul neste sábado (10) para participar de um almoço e uma reunião com o presidente sul-coreano, que será realizada provavelmente no escritório presidencial, e voltará no dia seguinte para a Coreia do Norte.

A reunião de sábado em Seul entre Moon e a delegação norte-coreana não tem precedentes, já que as duas últimas reuniões entre as Coreias, onde participaram os respectivos líderes, aconteceram em Pyongyang nos anos de 2000 e 2007.