Topo

Família procura brasileira desaparecida há uma semana na Austrália

A brasileira Criskeila Veloso Gomes, 21, que desapareceu no dia 28 de novembro de 2018 em Queensland, Austrália - Reprodução/Facebook
A brasileira Criskeila Veloso Gomes, 21, que desapareceu no dia 28 de novembro de 2018 em Queensland, Austrália Imagem: Reprodução/Facebook

Marcelo Freire e Beatriz Montesanti

Do UOL, em São Paulo

05/12/2018 11h47

A polícia de Queensland procura há uma semana a brasileira Criskeila Veloso Gomes, 21. Criskeila é de Três Lagoas, município de Mato Grosso do Sul, e mora atualmente em Brisbane, no estado de Queensland, nordeste da Austrália.

Ela desapareceu em 28 de novembro, por volta das 11h (horário local, 23h do dia 27 em Brasília), após deixar o trabalho em um frigorífico, segundo informações da polícia local.

Os familiares, que moraram na Austrália com Criskeila durante vários anos e retornaram a Três Lagoas em 2017, relatam ter tomado ciência do desaparecimento por um casal de amigos da garota. O registro foi feito por Jeremy, namorado da brasileira, que morava com ela em Brisbane.

Criskeila Gomes (à esq.) com a irmã, Criskelly; brasileira está desaparecida na Austrália - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Criskeila Gomes (à esq.) com a irmã Criskelly
Imagem: Arquivo pessoal

De acordo com Criskelly Gomes, irmã de Criskeila, elas tiveram contato pela última vez no mesmo dia do desaparecimento e ela parecia bem. "Ela tinha me mandado mensagem sobre um produto que uma amiga dela compraria no Brasil para levar a ela na Austrália", conta.

"A polícia diz que tem que aguardar e que não pode passar informação para não atrapalhar a investigação. Nisso já se passaram oito dias e cada segundo que passa o desespero aumenta, porque não sabemos se ela está bem, se não está."

Os familiares têm contado com a ajuda de Patrick, outro irmão de Criskeila, amigos e membros da comunidade brasileira para encontrar a garota. Patrick vive em Rockhampton, a 640 quilômetros de Brisbane, e a encontrava ocasionalmente. Os conhecidos se revezaram para visitar locais preferidos da brasileira para tentar encontrá-la, sem sucesso.

Em vídeos postados no Facebook, o cônsul honorário do Brasil em Brisbane, Valmor Morais, diz que Criskeila usava calças rosas e uma blusa preta no dia em que desapareceu. Ela dirigia um carro Mazda 3 prateado, ano 2016, de placa 821WLV.

Quem tiver informações sobre o caso deve informar a polícia de Queensland, na página da instituição ou pelo telefone (00xx61) 131-444. Em português, a notificação pode ser enviada ao cônsul honorário do Brasil em Brisbane, na página do órgão diplomático no Facebook.

A polícia classifica Criskeila como "pessoa desaparecida" e diz que ela sofre de uma "condição médica", mas não especifica qual. A família diz não saber qual seria essa condição. "Ela nunca teve nenhum problema, nem nada."

Família cobra mais informações da polícia

Segundo Criskelly Gomes, a polícia não passou muitas informações à família desde o desaparecimento. Ela diz que o passaporte, as roupas e outros documentos da sua irmã estão na casa dela em Brisbane - apenas o telefone celular, desligado desde a semana passada, e o carro desapareceram com a garota.

"O namorado conta que ela ligou por volta das 11h do dia 28. Ele disse que ela pediu desculpas e falou que amava ele, e depois teria desligado o celular", conta Criskelly - que diz, no entanto, que seu irmão falou com Criskeila após essa ligação entre o casal, às 13h do mesmo dia.

"Ela tinha acabado de conseguir o visto permanente e queria comemorar. Como meu irmão mora longe, eles iriam se encontrar no dia seguinte", diz Criskelly. Esse foi o último contato da brasileira com a família. "A polícia rastreou o celular e checou que essa foi realmente a última ligação dela. Há uma divergência em relação ao que disse o namorado."

No mesmo dia, Criskeila fez um depósito de 900 dólares ao irmão. A família afirma que ela transferiu o restante dos seus fundos ao namorado, segundo o próprio teria admitido à polícia. "Mas se fosse o caso de ela querer sumir, desaparecer, ela ajudaria o meu irmão, que é do mesmo sangue, não o namorado. Por que ela daria dinheiro para ele?", questiona.

"Também não sabemos se ela foi ao banco transferir o dinheiro, se tinha alguém com ela e as câmeras filmaram, se ela fez isso pelo celular. Não temos nenhuma informação."

A irmã diz que o casal namorava há pouco menos de um ano. Apenas Patrick, seu irmão que ainda mora na Austrália, conhecia o namorado. " Precisávamos saber se eles brigaram antes desse desaparecimento, se houve alguma discussão. Ele [Jeremy] disse que não, que ela só falou que o amava e pediu desculpas. Mas por que ela teria pedido desculpas?", pergunta Criskelly.

"A gente não sabe qual é a personalidade dele. Ela nunca se queixou, mas não sabemos... às vezes, por morar longe, ela nunca falou nada para a gente. A gente não sabe se ele [namorado] deu depoimento, se a polícia checou se realmente houve uma ligação dele para ela. Até onde sabemos, ele não está sendo investigado."