Topo

Foto de médico dormindo após jornada de 20 horas causa comoção na China

Foto do médico Luo Shanpeng viralizou em uma rede social chinesa  - WeChat
Foto do médico Luo Shanpeng viralizou em uma rede social chinesa Imagem: WeChat

Do UOL, em São Paulo

22/01/2019 19h51

Um médico está sendo chamado de herói nas redes sociais chinesas depois que uma foto dele dormindo após uma jornada de 20 horas de trabalho viralizou na internet do país. 

Na imagem, Luo Shanpeng, que é cirurgião ortopédico, aparece dormindo, exausto, ao lado da mesa de operações, logo após uma cirurgia para reimplantar o braço de um trabalhador que havia sofrido um acidente de trabalho. 

O médico, na imagem, ainda segura o braço que ele havia acabado de reimplantar.

Naquele dia, Shanpeng operou seis pacientes. A última cirurgia durou oito horas. O paciente tivera o braço direito mutilado em um moedor de carne. O médico já poderia ter ido para casa, mas decidiu seguir com a cirurgia de emergência já que, caso contrário, o homem perderia o membro. 

Shanpeng trabalha em um hospital na cidade de Guiyang, no sudeste da China. Em entrevista ao jornal "Guiyang Evening News", ele afirmou que, na foto, tinha fechado os olhos para descansar e que "não esperava cair no sono". 

No momento da foto, por volta das 4h da manhã, ele segurava o braço do paciente para fazer o sangue circular. 

Em uma outra entrevista, Shanpeng afirmou que, apesar de exausto, ele esteve concentrado durante toda a cirurgia. Disse ainda que, para trabalhar como cirurgião, ele faz de tudo para se manter com saúde e com a mente tranquila.