Topo

Holandeses se irritam com fala de Damares: 'lá, pais masturbam os bebês'

Pedro Graminha

Do UOL, em São Paulo

24/01/2019 18h31

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves tornou-se assunto em dois grandes jornais dos Países Baixos e levou o Brasil aos trending topics - lista de assuntos mais comentados - no Twitter de lá nesta quinta-feira (24).

As publicações resgataram um vídeo de 2013 no qual a ministra declarou que os pais holandeses são instruídos a "massagear sexualmente suas crianças".

"Inclusive na Holanda, os especialistas ensinam que o menino deve ser masturbado com sete meses de idade para que, ao chegar na fase adulta, possa ser um homem saudável sexualmente, e a menina deve ter a vagina manipulada desde cedo para que ela tenha prazer na fase adulta", disse Damares em uma igreja evangélica em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A palestra foi gravada, e o vídeo circula na web.

Na Holanda, as reportagens foram recebidas com irritação ou incredulidade. "Muitas pessoas acham difícil acreditar que ela realmente falou isso, porque é tão absurdo", disse ao UOL a repórter holandesa Sandra Korstjens, autora dos textos que foram veiculados por duas publicações locais.

No RTL Nieuws da última quarta-feira (23), o título era "Ministra brasileira: especialistas holandeses recomendam satisfação sexual de bebês". Hoje, foi a vez do Telegraaf, um dos maiores jornais do país, entrar na polêmica, com o texto "Ministra Damares conta fábulas sexuais sobre a Holanda".

Korstjens disse não entender por que Damares Alves falou essas coisas sobre seu país e desconhece a prática citada pela ministra.

A jornalista procurou a assessoria da ministra para entender a origem das declarações, mas não teve resposta.

"Não posso falar pelo país inteiro, mas acredito que esse tipo de declaração pode ser muito prejudicial para a imagem que as pessoas têm do Brasil", disse a jornalista.

Nas redes sociais, os comentários são um misto de indignação e espanto. "Mundo louco, não posso acreditar que isso seja verdade" escreveu um usuário no Twitter ao compartilhar a notícia. "De onde essa pessoa tirou esse absurdo?" questionou outro no Twitter.

Educação sexual é tema curricular na Holanda para alunos em torno dos 11 anos. "Sem dúvida, sem o conteúdo que Damares falou", afirma Sandra. "Gostaria muito de saber de onde vêm as informações dela", comentou.

A assessoria de imprensa de Damares foi procurada pelo UOL na noite desta quinta-feira. As considerações da ministra serão incorporadas a este texto assim que enviadas.