Topo

Manifestante tenta jogar ovo em Jean Wyllys durante palestra em Portugal

26.02.2019 - Segurança protege Jean Wyllys de ovada durante palestra em Coimbra, Portugal - Rreprodução/Facebook Jornalistas Livres
26.02.2019 - Segurança protege Jean Wyllys de ovada durante palestra em Coimbra, Portugal Imagem: Rreprodução/Facebook Jornalistas Livres

Marcela Leite

Do UOL, em São Paulo*

26/02/2019 21h08

O ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL) foi alvo de uma ovada durante uma conferência na Universidade de Coimbra, em Portugal, hoje. Ele não foi atingido graças à intervenção de um segurança no evento.

Enquanto Wyllys falava sobre violência contra LGBTs, um manifestante chegou perto da bancada onde estavam os palestrantes e tentou atingir o ex-deputado. O segurança foi mais rápido, e o ovo se quebrou na mão dele.

O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook do coletivo Jornalistas Livres.

Nas imagens, depois da tentativa frustrada, é possível ver quando o homem é chamado de "fascista" por presentes e, logo após, várias pessoas pedem que ele deixe o local.

O ex-deputado, que deixou o Brasil em janeiro deste ano após ameaças de morte, pede que não retirem o manifestante. "Não peçam para tirar, eu não temo os covardes, nunca temi", disse, seguido de palmas.

"Eu queria dizer para esse sujeito que, no lugar de um ovo, poderia ter me dado um tiro, e é por isso que há que se preocupar, que nós estamos atentos e fortes, não temos tempo de temer a morte", completou Wyllys, referindo-se à música Divino Maravilhoso, de Caetano Veloso e Gilberto Gil. 

"Esse tipo de atitude me dá felicidade, significa que a minha fala não é inócua, provoca", afirmou.

"Em vez de dar tiros ou ovos, vamos aos argumentos", disse.

O homem foi imobilizado pelos seguranças e expulso do auditório junto a outro manifestante que também carregava ovos, segundo a imprensa local.

Ao chegar para a conferência, o ex-deputado foi recebido por duas manifestações simultâneas. De um lado, estudantes organizaram um protesto antifascista pedindo tolerância, liberdade, democracia e direitos humanos. De outro, dezenas de pessoas participaram de uma manifestação convocada pelo ultradireitista Partido Nacional Renovador contra a conferência do ex-deputado.

No evento, Jean Wyllys falou sobre discursos de ódio e fake news e o impacto disso sobre as minorias. 

*Com informações da EFE