Trump diz que pedido de impeachment é caça às bruxas: "Ruim para os EUA"
O presidente Donald Trump criticou via Twitter o pedido de impeachment anunciado hoje pelo Congresso americano contra ele.
"Um dia tão importante na ONU, tanto trabalho e muito sucesso, e os democratas propositalmente tinham que destruir e humilhar com mais lixo de caça às bruxas. Muito ruim para o nosso país", escreveu Trump.
Ele ainda escreveu: "O secretário de Estado [Mike] Pompeo teve permissão do governo ucraniano para liberar a transcrição do telefonema que eu tive com o presidente. Eles nem sabem qual é a grande questão. Um golpe de caça às bruxas dos democratas".
O pedido de impeachment contra o comandante dos Estados Unidos deve-se à revelação de que ele bloqueou fundos de assistência à Ucrânia e teria coagido o país do leste europeu a investigar o ex-vice-presidente Joseph Biden e sua família.
"O presidente deve prestar contas; ninguém está acima da lei", afirmou a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi. Ela disse também que as ações de Trump foram uma "traição ao juramento do cargo, à segurança nacional e à integridade das eleições".
Segundo veículos de imprensa americanos, 163 dos 235 congressistas do Partido Democrata da Câmara dos Representantes já tornaram público o apoio ao processo de julgamento político.
São necessários 218 votos - a maioria simples - para que a Casa, na qual os democratas são maioria, inicie o procedimento. Entretanto, o predomínio do Partido Republicano no Senado, onde o pedido também teria que ser apreciado, torna difícil que o impeachment se concretize.
*Com informações da EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.