Topo

Chinês vence concurso de fotos do Museu de História Natural de Londres

Foto do momento em que marmota se assusta com ataque de raposa foi premiada em concurso inglês - Divulgação/Yongqing Bao/Natural History Museum
Foto do momento em que marmota se assusta com ataque de raposa foi premiada em concurso inglês Imagem: Divulgação/Yongqing Bao/Natural History Museum

Do UOL, em São Paulo

16/10/2019 08h35

O chinês Yongqing Bao foi o vencedor da edição de 2019 de um concurso de fotos da natureza, evento promovido pelo Museu de História Natural de Londres.

O fotógrafo desbancou outros 48 mil inscritos na categoria "selvagem" com o registro do ataque de uma raposa tibetana contra uma marmota do himalaia. A ação aconteceu na reserva natural das Montanhas Qilian, na China.

Na imagem, é possível ver o momento exato em que a raposa se vira em direção ao roedor, que nitidamente se assusta com a abordagem.

De acordo com o site oficial do concurso, a predadora tinha três filhotes para alimentar e surpreendeu a marmota, que tradicionalmente ressurge na primavera após período de hibernação. Não há informações sobre o resultado do ataque.

Roz Kidman Cox, presidente do painel de jurados do concurso, justificou os motivos que levaram Bao a vencer a premiação.

"É simplesmente o momento perfeito. A intensidade expressiva das posturas deixa a marmota paralisada, e o fio de energia entre as patas levantadas parece manter os protagonistas em perfeito equilíbrio. Ter capturado uma interação tão poderosa entre estas duas espécies, que são essenciais para a ecologia da região, é extraordinário", disse.