Topo

Avião sai da pista no Alaska e passageiros socorridos comem pizza

Avião com 42 pessoas saiu da pista após aterrissar em Unalaska, nos Estados Unidos - Jim Paulin/AP
Avião com 42 pessoas saiu da pista após aterrissar em Unalaska, nos Estados Unidos Imagem: Jim Paulin/AP

Do UOL, em São Paulo

18/10/2019 12h18

Um avião que transportava 42 pessoas, incluindo uma equipe de natação do ensino médio, para uma remota comunidade de pescadores das Ilhas Aleutas, nos Estados Unidos, saiu da pista e parou um pouco antes do Mar de Bering, nesta quinta-feira. O voo saiu de Anchorage, no Alaska, e pousou em Unalaska, depois de duas horas e meia de viagem.

Dois passageiros sofreram ferimentos graves e mais dez receberam atendimento médico, disse a operadora do avião. Os estudantes nadadores foram acolhidos por famílias locais, que os aguardavam. A equipe de natação era da comunidade de Cordova, no Alasca, disse Erin Reinders, gerente da cidade de Unalaska, que também é treinadora de natação e estava no aeroporto esperando para receber os estudantes.

"No momento, todos os alunos e acompanhantes estão bem, embora um pouco abalados", disse o comunicado do superintendente da Cordova, Alex Russin.

Russin disse que o superintendente do distrito escolar da cidade de Unalaska, John P. Conwell, garantiu que os alunos estavam seguros. "Falei novamente com o superintendente Conwell, que afirmou que a equipe estava junta, parecia bem e estava comendo pizza. O Sr. Conwell me garantiu repetidamente que os alunos seriam bem cuidados", disse Russin.

O avião turboélice bimotor SAAB-Scania 2000 operado pela Peninsula Airways, ou PenAir, saiu do final da pista em circunstâncias desconhecidas, disse à Associated Press Allen Kenitzer, porta-voz da Federal Aviation Administration.

O Conselho Nacional de Segurança em Transportes (NTSB) disse hoje, no Twitter, que estava enviando ao local uma equipe de investigadores para identificar por que o avião ultrapassou a pista. A PenAir, de propriedade do Ravn Air Group, disse que está cooperando com o NTSB e estabeleceu uma linha de assistência à família.

Uma testemunha disse que o voo aterrissou cerca de 150 metros além do aeroporto, perto da água.

Alguns passageiros foram levados do aeroporto em uma ambulância e outros foram deixados com a assistência de moradores, incluindo famílias que planejavam receber os visitantes.