Polícia monta árvore genealógica para resolver crime dos anos 80
As autoridades de Milwaukee, nos Estados Unidos, anunciaram na última terça-feira (22), que resolveram um crime que aconteceu há 35 anos. Para concluir o caso, os policiais fizeram uma reconstrução de árvore genealógica.
Em uma coletiva de imprensa, o chefe de polícia James Johnson anunciou que o assassino da jovem Traci Hammerberg, que foi estuprada e morta em 1984, foi descoberto. O suspeito, identificado como Philip Cross, morreu em 2012 após uma overdose.
Na época do crime, a polícia recolheu amostras do sêmen encontrado no corpo da garota e o DNA coletado nas unhas para tentar descobrir o assassino, mas não teve sucesso na investigação.
Uma resolução veio apenas este ano, por meio de uma parceria das autoridades locais com o departamento de Justiça do estado de Wisconsin e o FBI.
Para chegar até a identidade de Cross, os investigadores focaram em genealogia para encontrar a família do suspeito. O mais perto que chegaram foi de um primo de segundo grau.
"O próximo passo do processo foi construir uma árvore familiar de três gerações passadas. Quando nós estudamos a geração atual e batemos com os homens que possivelmente tinham entre 16 e 60 anos em 1984, chegamos ao suspeito", afirmou Johnson.
Após colocarem Cross como possível criminoso, a polícia analisou o DNA do assassino coletado há 35 anos e conseguiu concluir o caso.
Uma base de dados genealógica tem sido usada recentemente por investigadores para resolver crimes que aconteceram no passado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.