Topo

Polícia monta árvore genealógica para resolver crime dos anos 80

Autoridades falharam ao tentar identificar DNA do assassino em 1984 - Getty Images/iStockphoto
Autoridades falharam ao tentar identificar DNA do assassino em 1984 Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

24/10/2019 17h09

As autoridades de Milwaukee, nos Estados Unidos, anunciaram na última terça-feira (22), que resolveram um crime que aconteceu há 35 anos. Para concluir o caso, os policiais fizeram uma reconstrução de árvore genealógica.

Em uma coletiva de imprensa, o chefe de polícia James Johnson anunciou que o assassino da jovem Traci Hammerberg, que foi estuprada e morta em 1984, foi descoberto. O suspeito, identificado como Philip Cross, morreu em 2012 após uma overdose.

Na época do crime, a polícia recolheu amostras do sêmen encontrado no corpo da garota e o DNA coletado nas unhas para tentar descobrir o assassino, mas não teve sucesso na investigação.

Uma resolução veio apenas este ano, por meio de uma parceria das autoridades locais com o departamento de Justiça do estado de Wisconsin e o FBI.

Para chegar até a identidade de Cross, os investigadores focaram em genealogia para encontrar a família do suspeito. O mais perto que chegaram foi de um primo de segundo grau.

"O próximo passo do processo foi construir uma árvore familiar de três gerações passadas. Quando nós estudamos a geração atual e batemos com os homens que possivelmente tinham entre 16 e 60 anos em 1984, chegamos ao suspeito", afirmou Johnson.

Após colocarem Cross como possível criminoso, a polícia analisou o DNA do assassino coletado há 35 anos e conseguiu concluir o caso.

Uma base de dados genealógica tem sido usada recentemente por investigadores para resolver crimes que aconteceram no passado.