Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia de Londres diz que violino de R$ 1,3 mi deixado em trem foi furtado

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

30/10/2019 14h05

Um violino raríssimo, datado de 1.709 e avaliado em 250.000 libras (cerca de R$ 1,3 milhão), foi furtado por um homem de um trem de Londres, segundo informações da polícia divulgadas nesta quarta-feira pelo The Guardian.

Imagens das câmeras de segurança mostram que o instrumento musical foi retirado de um dos vagões pelo suspeito.

O violino pertence a Stephen Morris, que o esqueceu no bagageiro do trem na terça-feira (22). Morris desembarcou em Penge, no sudeste de Londres, sem o instrumento, e fez um apelo ao público por ajuda para localiza-lo. Ele disse que perdê-lo era "como ter meu braço cortado".

Depois de examinar as imagens do circuito de segurança, a polícia afirmou que um homem pegou o violino antes de entrar em outro trem. A imagem do suspeito foi divulgada.

O violino é considerado raro por ter sido um dos poucos produzidos por David Tecchler, um mestre artesão apontado como o principal fabricante de violinos e violoncelos da renomada escola romana de fabricação de violinos.

Recentemente restaurado, o instrumento estava em um estojo branco quando Morris o deixou no trem. Está marcado com o nome de Tecchler dentro.

Morris conduziu várias orquestras britânicas e atuou como solista pela Royal Philharmonic Orchestra, BBC Concert Orchestra e Royal Philharmonic Concert Orchestra, e como diretor solista convidado da Scottish Ensemble e da Locrian Ensemble.

Como músico independente, ele gravou com James Brown, Stevie Wonder, David Gilmour e U2.