Topo

Esse conteúdo é antigo

"Vamos esgotar todas as formas de busca", diz ministro da Defesa chileno

O ministro da Defesa chileno, Alberto Espina, chega à base militar em Punta Arenas - Divulgação/AFP
O ministro da Defesa chileno, Alberto Espina, chega à base militar em Punta Arenas Imagem: Divulgação/AFP

Do UOL, em São Paulo

10/12/2019 13h53Atualizada em 11/12/2019 09h02

O ministro da Defesa do Chile, Alberto Espina, declarou hoje que o país vai "esgotar todas as formas de busca" pela aeronave da Força Aérea que desapareceu na noite de ontem com 38 pessoas a bordo, após decolar de Punta Arenas, no sul do país, com destino a uma base na Antártida.

Brasil, Uruguai e Argentina já ofereceram ajuda ao país para intensificar as buscas pela aeronave e por eventuais sobreviventes. As operações são acompanhadas em Punta Arenas por Espina e pelo comandante chefe da Força Aérea, general Arturo Merino Núñes.

Em entrevista a jornalistas, ele expressou "a profunda dor que significa para os chilenos que seus compatriotas estejam em uma situação tão díficil". Ele afirmou que "todas as formas de busca ao nosso alcance serão esgotadas".

Segundo Espina, os dois pilotos que guiavam a aeronave "eram experientes, por isso, é muito importante saber o que aconteceu. Vamos fazer um esforço para tentar sobrevoar a zona. (...) Esperamos ter um sobrevivente nessa situação tão adversa", completou.

O C-130 saiu da base aérea de Chabunco às 16h55 de segunda-feira, com destino à base Presidente Eduardo Frei Montalva, na Antártida, onde faria tarefas de apoio logístico. A partir das 18h13 não houve mais contato com a aeronave.

Após mais de 7 horas sem contato, a Força Aérea do Chile oficializou que a aeronave estava "acidentada".

Das 38 pessoas a bordo, 17 são tripulantes e 21 são passageiros. A lista com os nomes de quem está no avião foi divulgada após contato com todas as famílias.

Com a tragédia, o presidente chileno Sebastián Piñera cancelou sua viagem para acompanhar a posse do presidente da Argentina, Alberto Fernández.

Pela manhã, aeronaves e embarcações do Uruguai e da Argentina ajudaram a intensificar as buscas. O presidente Jair Bolsonaro entrou em contato com Piñera e colocou à disposição do governo chileno aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para a ajudar na operação.

De acordo com o Ministério da Defesa, as aeronaves colocadas à disposição são o SC-105 e P3, dotadas de sensores infravermelhos e equipadas com recursos de varredura eletrônica, dentre outras tecnologias.