Topo

Esse conteúdo é antigo

Irã nega ter tentado "acobertar" avião derrubado e alega "erro humano"

Do UOL, em São Paulo

13/01/2020 08h09

O Irã negou hoje ter tentado "acobertar o caso", em referência a sua responsabilidade pela queda do avião da Ucrânia perto de Teerã na última quarta-feira.

"Nestes dias de tristeza, houve críticas aos responsáveis e às autoridades do país. Alguns responsáveis foram inclusive acusados de mentir e de tentar acobertar o ocorrido, quando, sincera e honestamente, este não foi o caso", disse o porta-voz do governo, Ali Rabii durante uma coletiva de imprensa.

Teerã admitiu ter derrubado o avião ucraniano por engano, matando todas 176 pessoas a bordo, horas depois de ter disparado mísseis contra bases norte-americanas para retaliar o assassinato de seu líder militar em um ataque de drone ordenado pelos Estados Unidos.

Ainda na manhã de hoje, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Vadym Prystaiko, disse que o presidente iraniano Hassan Rouhani afirmou que a queda foi causada por um "erro humano". A afirmação foi feita em conversa com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

"Tivemos uma conversa com o presidente iraniano quando ele tentou dar o melhor de si para explicar que era um erro humano, que ninguém que será punido escapará da punição", disse Prystaiko a uma rádio britânica.

"É ótimo ouvir isso, mas também discutimos todas as repercussões políticas e os problemas e compensações para as vítimas do avião", acrescentou ele.

Segundo o chanceler ucraniano, autoridades de cinco países afetados pelo acidente planejam se reunir no Reino Unido em breve.

"Dentro de dois dias em Londres teremos uma reunião dos cinco ministros das Relações Exteriores das nações em luto, onde trabalharemos para tomar medidas que levem os responsáveis [pela queda do avião] à justiça", afirmou.