Topo

Esse conteúdo é antigo

Colômbia anuncia suspeita de primeiro caso de Coronavírus no país

Leonardo Muñoz/Efe
Imagem: Leonardo Muñoz/Efe

Do UOL, em São Paulo

22/01/2020 18h21

O Ministério da Saúde da Colômbia emitiu hoje um comunicado para anunciar a possibilidade de um caso de Coronavírus (nCov) no país.

Segundo informações oficiais, um homem de nacionalidade chinesa chegou hoje ao território colombiano, procedente da China, e passa por exames. O relato não informou em qual cidade ocorreu o desembarque, mas a rádio Caracol informa se tratar de um passageiro vestindo máscara que chegou de um voo oriundo de escala na Turquia. A aeronave foi isolada.

Antes dele, no domingo, um outro homem havia desembarcado na Colômbia depois de viagem à Ásia reportando sintomas de Infecção Respiratória Aguda Grave (Irag). No entanto, exames respectivos descartaram a presença do Coronavírus no viajante.

Apesar dos exames no viajante de hoje, o Ministério da Saúde colombiano informa que "até este momento, não se sugere a presença do vírus". Além disso, afirma que não se confirmou a presença do vírus em seu território.

"O Ministério da Saúde e o INS (Instituto Nacional de Saúde) estão muito atentos às recomendações que se derivam do Comitê de Emergências da OMS (Organização Mundial da Saúde), que está se encontra hoje em Genebra, na Suíça, para atualizar a avaliação do risco e os planos de ação correspondente", anuncia.

Na última semana, as autoridades sanitárias da Colômbia realizaram uma avaliação de risco e atualizaram seus protocolos de resposta frente a casos do tipo. Orienta-se a viajantes que lavem as mãos com frequência, consumam alimentos bem cozidos, evitem lugares de pouca ventilação e usem máscaras em caso de sintomas de resfriados.

"Dentro dos processos rotineiros de vigilância e atenção, estão sendo aplicados os protocolos para detecção e tratamento de pacientes com Infecção Respiratória Aguda Grave (Irag), e estão sendo feitos acompanhamentos de viajantes que cheguem da China com sintomatologia respiratória", acrescenta o ministério.

Primeiro caso do coronavírus é registrado nos EUA

Band Notí­cias