"Herói" da Sars lidera equipe que tentará combater coronavírus na China
Uma equipe de pesquisa formada por 14 especialistas foi criada na China para ajudar a prevenir e controlar o mais recente surto de coronavírus no país, anunciou o Ministério da Ciência e Tecnologia chinês hoje. O cientista Zhong Nanshan, de 67 anos, foi nomeado chefe da equipe.
Zhong, também acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia, é conhecido por seu trabalho contra o surto da síndrome respiratória aguda grave (Sars) em 2003. Ele identificou o início do surto em Guangdong e, junto com uma equipe, isolou o coronavírus, ficando conhecido como "heróis da Sars".
Após as primeiras mortes do novo vírus, Zhong foi o primeiro a confirmar a transmissão entre humanos. Na madrugada de hoje, a 26ª morte causada pela infecção foi confirmada.
A equipe de pesquisa de antivírus faz parte do projeto de emergência do ministério, lançado em conjunto com a Comissão Nacional de Saúde e outros departamentos em uma reunião recente.
O projeto oferecerá suporte técnico em 10 aspectos de pesquisa, incluindo rastreamento de vírus, transmissão de vírus, métodos de detecção, evolução do genoma e desenvolvimento de vacinas.
Duas fotos divulgadas nas redes sociais pelo jornal Guangzhou Daily mostraram Zhong tirando um cochilo no trem com destino a Wuhan — cidade onde acredita-se que foi onde a epidemia começou e que foi isolada pelas autoridades chinesas — para visitar um hospital e conhecer os pacientes infectados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.