Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: brasileiros de Wuhan chegarão às 3h do domingo em Anápolis

Brasileiros em Wuhan embarcam em avião do FAB - Reprodução/TV Brasil
Brasileiros em Wuhan embarcam em avião do FAB Imagem: Reprodução/TV Brasil

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

08/02/2020 12h09

O Ministério da Defesa informou hoje que os aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) que trazem 34 brasileiros resgatados de Wuhan, epicentro da epidemia do coronavírus na China, devem chegar à base aérea de Anápolis (GO) por volta das 3h da manhã deste domingo.

Os aviões decolaram ontem à noite de Wuhan e já fizeram escala em Ürümqi, na China, e em Varsóvia, na Polônia. Nesta última parada, quatro poloneses e um chinês que pegaram carona nas aeronaves foram desembarcados.

A decisão do governo brasileiro de dar carona aos europeus e não a cidadãos sul-americanos desagradou diplomatas de países vizinhos, conforme revelou a Folha de S. Paulo. Representantes de Bolívia, Costa Rica, Argentina, Colômbia, Panamá e Cabo Verde solicitaram ajuda do Brasil para resgatar seus cidadãos de Wuhan, mas os pedidos foram negados.

Antes de chegar ao destino final, as aeronaves ainda farão mais duas paradas: em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, e depois em Fortaleza.

Quando chegar a Anápolis, o grupo seguirá para um hotel improvisado, na base aérea da cidade. Os brasileiros serão assistidos por militares das Forças Armadas durante uma quarentena de 18 dias.

As acomodações serão equipadas com TV, internet, frigobar, ventilador, telefone e ar-condicionado. O grupo terá acesso a espaços de convivência e áreas de lazer. A tripulação de 24 membros da missão também passará por quarentena no local.