Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: governo dos EUA aprova teste que indica diagnóstico em 15 minutos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/03/2020 22h36

Autoridades de saúde dos Estados Unidos deram o sinal verde para um teste que indica se o paciente está infectado ou não com o coronavírus em apenas 15 minutos.

Conforme o vice-presidente, Mike Pence, tinha indicado ontem, o exame tem a mesma tecnologia usada em testes para a gripe. A facilidade permite resultados mais rápidos nos consultórios médicos.

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA autorizou o teste para uso emergencial, sinalizando que os reguladores federais estavam satisfeitos com os dados de validação do teste e acreditam que seus benefícios superam quaisquer riscos, como falsos positivos ou negativos.

A Abbott, fabricante do teste, disse que espera entregar 50.000 exemplares por dia a partir da próxima semana.

A plataforma usada para executar o teste pesa pouco mais de 3 kg, de acordo com a Abbott, e pode ser implantada "onde os testes são mais necessários", como nos locais com maiores focos do coronavírus.

Os Estados Unidos se tornaram o primeiro país a passar de 100 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus, indicou hoje um levantamento da Universidade Johns Hopkins.

O estudo mostra que já são 100.717 casos da covid-19, com pouco menos da metade concentrada na região da cidade de Nova York.