PUBLICIDADE
Topo

Nova York tem recorde de mortes por coronavírus em um dia

Times Square permanece quase vazia durante período de isolamento social pela quarentena - Eduardo Munoz/Reuters
Times Square permanece quase vazia durante período de isolamento social pela quarentena Imagem: Eduardo Munoz/Reuters

Do UOL, em São Paulo

07/04/2020 12h57

O estado de Nova York estabeleceu ontem um novo recorde de mortes pelo coronavírus em 24 horas. Foram 731 vítimas fatais registradas em apenas um dia, 101 pessoas a mais que o número anterior. A informação foi anunciada pelo governador Andrew Cuomo.

O aumento das mortes vem na contramão da queda do número de pessoas internadas na UTI, o que pode ajudar Nova York a se preparar para as próximas internações de pacientes em estado grave. O estado norte-americano já acumula 5.489 mortes pela covid-19 e é o mais afetado do país.

Cuomo atribuiu o aumento nas mortes ao momento em que essas pessoas foram internadas. Segundo o governador, as novas vítimas deram entrada nos hospitais no auge do aumento da epidemia no estado, não tendo tratamento adequado. "Quanto mais tempo você fica num respirador (mecânico), menores são as chances (de sobrevivência)", explicou.

O governador também tentou trazer um pouco de conforto às famílias e amigos que perderam pessoas queridas. "Por trás de cada pessoa desses números está um indivíduo, está uma família, uma mãe, um pai, um irmão, uma irmã. Então hoje é muito doloroso de novo", afirmou Cuomo.

Nova York permanece como o epicentro da pandemia nos Estados Unidos, com 113.704 casos confirmados. Mais da metade desses casos estão na cidade de Nova York, onde 63.306 pessoas já foram contaminadas.

Para tentar conter a contaminação no território, Cuomo promete anunciar novas medidas até quinta-feira. Entre elas, deve figurar uma multa de US 1.000 para quem não cumprir as determinações de distanciamento social decretadas pela quarentena, em vigor no estado desde 20 de março.

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado na primeira versão do texto, a capital do estado de Nova York não é Nova York, e sim Albany. O erro foi corrigido.

Coronavírus