Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA chegam a quase 27 mil mortos por covid-19; país tem 613 mil infectados

Homem com máscara de proteção contra coronavírus descansa na calçada durante passeio com os cães, em Nova York - Getty Images
Homem com máscara de proteção contra coronavírus descansa na calçada durante passeio com os cães, em Nova York Imagem: Getty Images

Do UOL

15/04/2020 15h15

Os Estados Unidos têm hoje pelo menos 26.950 mortos em decorrência da pandemia de coronavírus, de acordo com a Universidade Johns Hopkins. O mesmo levantamento afirma que 613.187 pessoas já foram diagnosticadas com covid-19 no país.

O CDC (Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos), no entanto, ainda mostra números mais baixos: 24.582 óbitos e 605.390 pacientes infectados.

O quadro mais grave está no estado de Nova York, que é considerado o novo epicentro da pandemia com 195.081 casos oficiais e mais de 10 mil mortes.

O governador Andrew Cuomo nunciou hoje que o Departamento de Saúde do estado desenvolveu seu próprio teste de anticorpos para coronavírus.

"Estes testes serão muito importantes porque agora [a testagem] está sob nosso controle, não precisamos de um laboratório particular", explicou Cuomo, segundo a CNN.

Ele disse que, com o novo dispositivo, será possível testar cerca de 2 mil pessoas todos os dias, por uma picada no dedo, método similar a um exame caseiro de diabetes, por exemplo. "Não é muito invasivo", garantiu o governador.

Cuomo acrescentou que o estado está aguardando a aprovação da Food and Drug Administration e que, no futuro, pode ter capacidade para fazer até 10 mil testes por dia.

Os testes de anticorpos — também conhecidos como testes sorológicos — não foram criados necessariamente para diagnosticar se o paciente está ou não infectado por coronavírus, mas para verificar se há anticorpos suficientes pelo corpo para imunizar a pessoa a uma nova infecção.