Trump afirma que não está mais tomando cloroquina para prevenir covid-19
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que terminou recentemente um tratamento de duas semanas com hidroxicloroquina, mesmo sem ter contraído o novo coronavírus.
A eficácia do medicamento para prevenção ou tratamento da covid-19 não é comprovada — e, cada vez mais, estudos apontam que a substância pode causar mais danos do que benefícios.
Ontem, em entrevista, Trump foi questionado sobre o tratamento, que anunciou na semana passada. "Terminei, acabei de terminar. E, a propósito, ainda estou aqui."
Sem citar provas para suas afirmações, ele voltou a defender a própria decisão de utilizar o medicamento sem consultar o médico da Casa Branca e contrariando as indicações da Food and Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos que regula alimentos e remédios no país.
A FDA recomenda evitar o uso da hidroxicloroquina fora de hospitais por conta dos efeitos colaterais que a substância causa no coração. Na semana passada, o diretor-executivo do Programa de Emergências em Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou que "nesse momento a cloroquina e a hidroxicloroquina não foram identificadas como eficazes para o tratamento da covid-19".
"Você ficaria surpreso com a quantidade de pessoas que está tomando, especialmente entre as que estão na linha de frente [do combate ao coronavírus]", afirmou Trump na última segunda-feira (18). "Eu estou tomando porque eu acho que é bom. Ouvi um monte de histórias boas sobre ela. Se não for bom, eu conto a vocês", completou, se dirigindo a representantes da indústria dos EUA.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.