Topo

Esse conteúdo é antigo

Equipe de Trump falha em barrar venda de charge que ironiza o presidente

Donald Trump, presidente dos EUA, sugeriu ingestão de desinfetante contra covid-19 - Alex Wong/Getty Images
Donald Trump, presidente dos EUA, sugeriu ingestão de desinfetante contra covid-19 Imagem: Alex Wong/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/05/2020 18h29

A equipe de campanha de Donald Trump falhou ao tentar barrar em definitivo a venda de uma charge de Nick Anderson, cartunista vencedor do prêmio Pulitzer. A ilustração, que mostra o presidente dos Estados Unidos servindo desinfetante aos seus apoiadores como cura para a covid-19, havia sido retirada do site de vendas "Redbubble", mas retornou ontem.

Em abril, o presidente sugeriu que a ingestão de desinfetantes poderia ser um bom remédio contra o coronavírus. Após a fala, cresceu o número de casos registrados pelas autoridades de saúde de pessoas que ingeriram água sanitária e produtos de limpeza.

De acordo com relato do cartunista ao jornal "Daily Kos", a charge foi retirada do "Redbubble" no último dia 12, menos de 24 horas depois que foi colocada à venda no site. A alegação seria de violação de direitos autorais, que Nick supõe que esteja relacionado ao retrato dos bonés "Make America Great Again" (Tornar América Incrível Novamente, em tradução livre), slogan da campanha de Trump.

Após protesto de Nick e de instituições como o Fundo de Defesa Legal de Histórias em Quadrinhos (CBLDF), a ilustração retornou ao site. As alegações contra a medida inicial afirmavam que a charge estava protegida pela 1ª Emenda da Constituição estadunidense, que defende a liberdade de expressão, e que a equipe de Trump havia "burlado o mecanismo de denúncia do 'Redbubble' para reprimir a expressão política protegida na forma de paródia, crítica e sátira".

No Twitter, a loja afirmou que tem "o prazer de dizer que seu trabalho artístico foi restabelecido. Nós nos esforçamos para respeitar os direitos de propriedade intelectual e a liberdade de expressão, mas às vezes cometemos erros, como fizemos aqui. Lamentamos qualquer inconveniente que isso tenha causado".

Na charge também há menção à cloroquina, medicamento que o presidente Trump afirmou ser eficiente contra a covid-19, mesmo sem comprovação científica.

Melhor prevenção: higiene das mãos

Muita informação é veiculada diariamente na imprensa sobre a prevenção ao coronavírus, mas vale lembrar que a melhor maneira é manter as mãos limpas —seja com água e sabão ou álcool em gel—, usar máscara ao sair de casa e evitar tocar olhos, boca e nariz sem higienizar as mãos.

Para que o vírus não se espalhe e não colapse o sistema de saúde, o distanciamento social também é fundamental. Os desinfetantes e produtos de limpeza devem ser usados apenas nas superfícies a serem limpas.