Topo

Esse conteúdo é antigo

Nickelodeon fica 8 minutos e 46 segundos fora do ar em ato contra racismo

Movimento "Black Lives Matter" ganhou apoio de artistas e de marcas, como o canal infantil, em defesa das vidas negras - Dan Kitwood/Getty Images
Movimento "Black Lives Matter" ganhou apoio de artistas e de marcas, como o canal infantil, em defesa das vidas negras Imagem: Dan Kitwood/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/06/2020 09h19Atualizada em 03/06/2020 10h38

O canal infantil norte-americano Nickelodeon ficou exatos 8 minutos e 46 segundos fora do ar propositalmente, como uma forma de protesto contra a morte de pessoas negras nos Estados Unidos. O tempo sem transmissão é o mesmo em que o policial Derek Chauvin pressionou o pescoço de George Floyd até a morte.

Pelo Twitter, a emissora postou uma foto com a hashtag #BlackLivesMatter (Vidas Negras Importam). "Todos fazemos parte da mudança", diz a legenda. Na imagem, o canal explica que o ato é em prol da justiça, igualdade e direitos humanos.

A mesma imagem da publicação, chamada de "Declaração dos Direitos das Crianças", foi usada durante a interrupção por volta das 19 horas no horário de Brasília.

"Você tem o direito de ser visto, ouvido e respeitado como cidadão do mundo. Você tem direito a um mundo pacífico. Você tem o direito de ser tratado com igualdade, independentemente da cor da sua pele. Você tem o direito de ser protegido contra danos, injustiça e ódio. Você tem direito a uma educação que o prepara para governar o mundo. Você tem direito a suas opiniões e sentimentos, mesmo que outros não concordem com eles."

Outros protestos

Assim como a Nickelodeon, outros canais do conglomerado da ViacomCBS transmitiram pelos mesmos 8 minutos e 46 segundos, um vídeo com o som de uma respiração. Ao longo do tempo, a mensagem "eu não consigo respirar" aparece — em referência as palavras de Floyd durante o sufocamento.

Os canais MTV, VH1, Comedy Central e TV Land fizeram o mesmo protesto simultaneamente.

Uma série de manifestações vem acontecendo há mais de uma semana nos EUA — e agora no mundo — contra a violência que negros sofrem, principalmente vindas de policiais. A morte de George Floyd após uma abordagem foi o estopim para desencadear os atos.

Ontem, mesmo com alguns estados sob toque de recolher, os manifestantes foram às ruas pela oitava noite seguida em defesa das vidas negras.