Topo

Esse conteúdo é antigo

Congresso inicia debate sobre reforma policial nos Estados Unidos

Membros da Guarda Nacional dos EUA monitoram protestos contra brutalidade policial e racismo em Washington, DC - CHIP SOMODEVILLA/AFP
Membros da Guarda Nacional dos EUA monitoram protestos contra brutalidade policial e racismo em Washington, DC Imagem: CHIP SOMODEVILLA/AFP

Do UOL, em São Paulo

08/06/2020 11h41Atualizada em 08/06/2020 14h43

O Congresso Americano começou hoje a debater uma ampla reforma policial, de acordo com o The New York Times. A movimentação vem após cidades ao redor dos Estados Unidos serem tomados por protestos que pediam justiça por George Floyd — homem negro americano morto após ser sufocado por um policial branco, que pressionou o joelho contra seu pescoço, em Minneapolis, há duas semanas.

Proposta por senadores e deputados democratas, a mudança teria o objetivo de facilitar denúncias e investigações de acusações de má conduta policial e reparar danos, segundo informações do Times.

A proposta também prevê a criação de um registro nacional para mapear casos de má conduta policial e banir estrangulamentos e outras práticas.

Ainda que o projeto não acate os pedidos dos manifestantes para que as polícias sejam extintas, a proposta deve acender o debate partidário.

Minneapolis sem polícia

A câmara da cidade de Minneapolis, local da morte de George Floyd, disse que vai desmantelar o Departamento de Polícia e refazer a instituição. O prefeito Minneapolis, Jacob Frey, se opõe à proposta.

"Nós nos comprometemos a desmantelar a polícia tal como a conhecemos na cidade de Minneapolis e a reconstruir com nossa comunidade um novo modelo de segurança pública que realmente mantenha a salvo a nossa comunidade", disse à CNN a presidente da Câmara municipal, Lisa Bender.