Um vídeo que mostra um garoto negro se escondendo de um carro da polícia enquanto jogava basquete na garagem de sua casa, em Connecticut (EUA), se tornou viral.
Stacey Pierre-Louis, pai da criança, compartilhou as imagens em um post no Instagram na semana passada, mas o vídeo ganhou a internet nos últimos dias.
"Por que ele sente que precisa se esconder quando não está fazendo nada errado?", questionou Louis sobre o filho Eliah, de 10 anos.
A gravação mostra o menino jogando e, ao avistar um carro da polícia passando pela rua, se esconde atrás de um veículo branco que está estacionado.
O pai disse que ficou chocado ao ver as imagens, acrescentando que "crescer negro na maioria das vezes significa temer a polícia".
"Eu moro em um bairro abastado de Trumbull, com um sistema escolar muito bom. Esse garoto tem toda a oportunidade de fazer/ser o que quiser, diferentemente de muitos garotos que se parecem com ele porque os recursos não são disponibilizados", continuou ele.
Louis disse que perguntou ao filho o motivo pelo qual ele se escondeu ao ver a viatura. "Porque eles mataram George Floyd", respondeu o menino, referindo-se à morte de um homem negro numa ação policial em Minneapolis, quando um agente branco ajoelhou no pescoço dele.
"Eu não sabia e ainda não sei o que dizer a ele para tornar isso melhor. Um gerente do meu trabalho me disse para dizer que fazer o que ele fez é ridículo e que eu deveria ensiná-lo a não ter medo da polícia. No fundo, não sei se é verdade, talvez ficar longe do caminho seja o melhor. Ele não aprendeu esse comportamento em casa. Nós transmitimos filmes para que ele não veja as notícias e não falamos negativamente sobre a polícia. Não há necessidade de responder nos comentários, mas pense consigo mesmo. O que você diria?", finalizou o homem.
O vídeo atraiu a atenção do astro da NBA Lebron James, que falou sobre o assunto nas redes sociais. "Corta meu coração", escreveu ele sobre a situação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.