Líderes pedem remoção de estátua de John Wayne do condado de Orange
Líderes do Partido Democrata e do condado de Orange, no sul da Califórnia, estão pressionando as autoridades locais para a retirada da estátua de John Wayne e a mudança de nome do aeroporto da região por causa de comentários racistas do ator.
De acordo com o Los Angeles Times, no início da última semana, as autoridades aprovaram uma resolução de emergência condenando as "declarações racistas e preconceituosas" de Wayne, feitas durante uma entrevista à Playboy, em 1971.
Na ocasião, o ator disse: "Eu acredito na supremacia branca até que os negros sejam educados a um ponto de responsabilidade. Não acredito em dar autoridade e posições de liderança e julgamento a pessoas irresponsáveis."
Na época, Wayne também afirmou que, embora não tenha tolerado a escravidão, não se sentia "culpado pelo fato de cinco ou dez gerações atrás essas pessoas serem escravas."
Com a resolução, pedem ao Conselho de Supervisores do Condado de Orange que as mudanças sejam feitas. O documento pede que no lugar de "John Wayne Airport", o local restaure seu nome original, "Orange County Airport".
"Houve esforços anteriores para fazer isso e agora estamos colocando nosso nome e apoio para garantir que haja uma mudança de nome", disse Ada Briceño, presidente do Partido Democrata do condado de Orange.
De acordo com os responsáveis pela resolução, o esforço para desvincular o nome de Wayne ao da região faz parte de "um movimento nacional para remover símbolos e nomes supremacistas brancos [que está] remodelando instituições, monumentos, empresas americanas, organizações sem fins lucrativos, ligas e equipes esportivas."
Morador do condado de Orange, John Wayne morreu em 11 de junho de 1979.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.