Jovem faz queixa contra Starbucks após receber um copo escrito 'Isis'
Uma jovem muçulmana abriu queixa contra o Starbucks depois que um barista de uma loja em Minnesota escreveu "Isis" em seu copo ao invés do seu nome. Isis é a sigla em inglês para a organização terrorista Estado Islâmico.
O caso aconteceu no dia 1º de julho, conta a jovem Aishah, 19 anos, que estava na loja com um amigo. Ela relatou que o barista pediu que ela repetisse seu nome e ainda assim escreveu Isis no copo.
"Senti muitas emoções, e o choque foi o principal, porque na verdade eu não podia acreditar que isso estava acontecendo", disse ela ao BuzzFeed News.
Na ocasião, ela estava usando um hijab e uma máscara. Aishah acredita queisso possa ter motivado a discriminação.
Após o acontecido, o gerente da loja ofereceu para a jovem uma bebida grátis e um cartão presente de US$ 25 (cerca de R$ 131), conta Aishah.
O Conselho de Relações Americano-Islâmicas de Minnesota ajudou a jovem a prestar queixa no Departamento de Direitos Humanos, o equivalente a uma secretaria estadual no Brasil.
A empresa Target, que administra a franquia, afirmou que a cena "não foi um ato deliberado, mas um erro infeliz" e que vai oferecer treinamento adicional ao barista.
Uma situação semelhante aconteceu com homem muçulmano chamado Aziz, que recebeu um copo escrito "Isis", dessa vez na Filadélfia.
Em 2018, o Starbucks fechou todas as lojas nos EUA por um dia para dar treinamento antirracista aos seus funcionários.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.