Topo

Esse conteúdo é antigo

México resgata 23 crianças obrigadas a trabalharem em cidade turística

As crianças foram encontradas em uma casa na cidade de San Cristobal de las Casas, no México - Divulgação / Fiscalía General del Estado (FGE)
As crianças foram encontradas em uma casa na cidade de San Cristobal de las Casas, no México Imagem: Divulgação / Fiscalía General del Estado (FGE)

Do UOL, em São Paulo

22/07/2020 10h35Atualizada em 22/07/2020 11h55

Vinte e três crianças sequestradas, com idades entre três meses e 15 anos, foram resgatadas de uma casa no sul do México ontem. Segundo a promotoria estadual de Chiapa, a maioria delas era obrigada a vender artesanato em San Cristobal de las Casas, uma cidade turística, sob ameaça de "violência física e psicológica".

Em comunicado, a promotoria também informou que as crianças mostravam sinais de "desnutrição e condições precárias".

Após o resgate, três mulheres foram presas por tráfico de seres humanos e por acusações de trabalho forçado.

A operação começou depois que o procurador-geral do estado iniciou buscas por Dylan Esaú Gómez Pérez, uma criança de pouco mais de dois anos, desaparecida no dia 30 de junho. No entanto, as autoridades não confirmaram se Dylan estava entre as 23 crianças resgatadas.

San Cristobal de las Casas, no estado de Chiapas, fica ao sul do México, na fronteira com a Guatemala. O estado é escolhido por turistas por sua imensa biodiversidade, clima agradável e por abrigar alguns sítios arqueológicos maias.